Publications

2021

  • Books and book chapters
  • * ALMEIDA, Catarina (2021). Parasita-ação. In Cristina Mendanha (Ed.), Guelra (pp. 3-7). ISBN 978-989-332687.
  • ALMEIDA, Catarina (2021). Desplanificar, Descapitalizar, Desobjectificar. In Sidiney Peterson & Amanda Midori (Eds.), O ensino artístico que temos e o que queremos: posturas, histórias e experiências no Brasil e em Portugal (pp. 232-243). i2ADS. ISBN 978-989-9049-12-3.
  • ALMEIDA, Paulo Luís, SIMÕES, Sílvia & MARQUES, J. Jorge (2021). A aprendizagem incompleta das sombras – desenho e a recusa em ser obra. In Sidiney Peterson & Amanda Midori (Eds.), O ensino artístico que temos e o que queremos: posturas, histórias e experiências no Brasil e em Portugal (pp. 156-166). i2ADS. ISBN 978-989-9049-12-3.
  • ALMEIDA, Paulo Luís (2021). Desenho no Desporto. In Mário Bismarck, Vasco Cardoso, Sílvia Simões & Vítor Silva (Eds.), Ver, Querer Ver, Dar a Ver. Desenhar entre fronteiras na Universidade do Porto (pp. 115-116). 1ª edição da Coleção ATELIER. i2ADS e U.Porto Press. ISBN 978-989-9049-08-6
  • * AMADO, Pedro & SILVA, A. Catarina (Eds.) (2021). Computational Design Letterpress: from procedural programming to modular printing. In Pedro Amado, Ana C. Silva & Vítor Quelhas (Eds.), Post-Digital Letterpress Printing: History, Education & Practice (pp. 113-122). Routledge Focus. ISBN 9781032001807.
  • * AMADO, Pedro, SILVA, Ana Catarina & NAPOLEÃO, Eduardo (2021). Kickstarting Type Design Education with SLOType. In Nuno Martins & Daniel Brandão (Eds.), Digicom 2020: Advances in Design and Digital Communication (pp. 191-201). Springer Series in Design and Innovation, 12. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-61671-7_18
  • * AMADO, Pedro, SILVA, Ana C. & QUELHAS, Vítor (Eds.), Post-Digital Letterpress Printing: History, Education & Practice (pp. 113-122). Routledge Focus. ISBN 9781032001807.
  • ASSIS, Tiago (2021). Síndrome de Porthos: da crítica à paralisia e a paragem como crítica e descolonização do dever-ser professor. In Sidiney Peterson & Amanda Midori (Eds.), O ensino artístico que temos e o que queremos: posturas, histórias e experiências no Brasil e em Portugal (pp. 36-49). i2ADS. ISBN 978-989-9049-12-3.
  • * ASSIS, Tiago (2021). Background as Foreground: From subtle techniques to the strategy of the disappearance of the teacher in the postdigital. In ICERI2021 Proceedings. 14th annual International Conference of Education, Research and Innovation Online Conference (pp. 4044–4051). ISBN: 978-84-09-34549-6 / ISSN: 2340-1095. https://doi: 10.21125/iceri.2021
  • AZEVEDO, Mário & PAIVA, José Carlos de (2021). Schizophony. A Journey Around the Contemporary Politics of Listening. In Judit Onsès-Segarra & Fernando Hernández-Hernández (Eds.), Educational Research (Re)connecting Communities. Proceedings of ECER 2020. NW 29. Research on Arts Education (pp. 86-93). University of Barcelona.
  • AZEVEDO, Mário (2021). A escuta migrante: Por uma arqueologia poética e descolonizadora dos sons. In Rita Rainho (Ed.), ID_25 – ecos de uma escuta construindo sujeitos anti-coloniais (pp. 203-216). i2ADS edições. ISBN 978-989-9049-16-1.
  • AZEVEDO, Mário (2021). Da energia ruidosa do plano ao cansaço da escola: notas breves sobre o impacto do Plano Nacional das Artes (PNA) no seio das escolas portuguesas. In Amanda Midori & Sidiney Peterson (Eds.), O ensino artístico que temos e o que queremos: posturas, histórias e experiências no Brasil e em Portugal (pp. 244-253). i2ADS edições. ISBN 978-989-9049-12-3
  • CARDOSO, Vasco (2021). Desenhos e territórios. In Mário Bismarck, Vasco Cardoso, Sílvia Simões & Vítor Silva (Eds.), Ver, Querer Ver, Dar a Ver. Desenhar entre fronteiras na Universidade do Porto (pp. 127-129). 1ª edição da Coleção ATELIER. i2ADS e U.Porto Press. ISBN 978-989-9049-08-6
  • CARDOSO, Vasco & VIANA, Vera (Eds.). (2021). Boletim da Aproged, (#35). Aproged. ISSN 2184-4933.
  • CARDOSO, Vasco (2021). A Boa Vista de Gustavo Adolfo Gonçalves e Souza (1818-1899). In Mário G. Fernandes (Ed.), A Cartografia como meio de conhecimento: cidades, viticultura e turismo (pp. 107-127). Faculdade de Letras da Universidade do Porto. ISBN 978-989-8969-79-8. https://doi.org/10.21747/9789898969798car
  • CARVALHAIS, Miguel & CARDOSO, Pedro (2021). O Leitor Universal: Ler e Exprimir as Artes Computacionais. In Bruno Ministro & Sandra Guerreiro Dias (Eds.), Poesia Programa Performance: Projetos, Processos e Práticas em Meios Digitais (pp. 135-151). Publicações Fundação Fernando Pessoa. ISBN 978-989-643-173-0. ISSN: 1646-4435.
  • * CARVALHAIS, Miguel (2021). Breaking the Black Box: Procedural reading, creation of meaning and closure in computational artworks. In Penousal Machado, Juan Romero & Gary Greenfield (Eds.), Artificial Intelligence and the Arts: Computational Creativity, Artistic Behavior, and Tools for Creatives (pp. 347-362). Springer. ISBN: 978-3-030-59474-9 https://doi.org/10.1007/978-3-030-59475-6_13
  • * COSTA, Miguel (Ed.). (2021). Mecanismos de Desenho: observações sobre o processo de trabalho de Meireles de Pinho | Drawing mechanisms: observations on the work process of Meireles de Pinho. Parábola Crítica – Porto. ISBN 978-989-33-1389-3
  • * COSTA, Miguel (2021). Obsessões, gestos e repetições: os desenhos de Meireles de Pinho. In Miguel Costa (Ed.), Mecanismos de Desenho: observações sobre o processo de trabalho de Meireles de Pinho | Drawing mechanisms: observations on the work process of Meireles de Pinho (pp. 4-15). Parábola Crítica – Porto. ISBN 978-989-33-1389-3
  • * COSTA, Miguel (2021). A natureza que circulou numa caixa: narrativas alternativas para um jardim público em Estado de Emergência. In Inês Moreira (Ed.), Valise en Carton: Exposição Viajante (pp. 16-21). Parábola Crítica – Porto.
  • FAVA, Fabrício (2021). Design de games e as interações interespécie. In Paulo Gobira & Lúcia Santaella (Eds.), Jogos Digitais: suas realidades lúdicas e múltiplas (pp. 69-88). LFP/UFMG. ISBN 978-65-00-21703-2.
  • * MACHADO, Graciela (2021). As muitas palavras que perderam sentido. In Mar Redondo & Eva Figueras (Eds.), HerbArt, confluències entre art i ciència (pp. 166-175). Editions UB. ISBN 978-84-9168-695-8
  • MANGUEIRA, Camila, FAVA, Fabrício & CARVALHAIS, Miguel (2021). Ignitions on Educational Experiences During the Pandemic. In Zain Adil (Ed.), AMPS Proceedings Series 23.2. Online Education – Teaching in a Time of Change [online], 50-59. ISSN 2398-9467.
  • * MARQUES, Susana Lourenço (2021). Arquivo e falha ou como permanecer invisível, ensaio sobre a lentidão a partir de quatro fotografias de Joshua Benoliel. In Ana Catarina Pinho (Ed.), Reframing the archive (pp. 19-29). Edição biliongue. Archivo Press. ISBN 978-989-98426-2-5.
  • * MARQUES, Susana Lourenço (2021). Alguns aspectos da viagem presidencial às colónias. In Filomena Serra (Ed.), Fotografia Impressa e Propaganda em Portugal no Estado Novo (pp. 78-81). Editorial Muga. ISBN 978-84-09-31538-3.
  • MARQUES, Susana Lourenço & Nunes, Luis Pinto (2021). Vistas de exposição – exposições magnas da ESBAP [1952-1968]. In Joana Baião & Lúcia Almeida Matos (Eds.), Estratégias de exposição – história e práticas recentes. IV Fórum Ibérico de Estudos Museológicos (pp. 67-80). Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa. ISBN 978-989-54405-3-5.
  • * MARQUES, Susana Lourenço (2021). Mulheres fotógrafas amadoras no Portugal de Oitocentos, Marianna Relvas, phot. Amateur. In Cristina Moscatel, Sónia S. Freitas & Joana M. Couto (2021). O Feminino nos Arquivos: abordagens e problematizações. Ponta Delgada, Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. ISBN 978-972-647-389-3.
  • MARTINS, Catarina S. & PAIVA, José Carlos de (2021). Catarina S. Martins conversa com José Carlos de Paiva. In Rita Rainho (Ed.), ID_25 – ecos de uma escuta construindo sujeitos anti- coloniais (pp. 17-20). i2ADS edições. ISBN 978-989-9049-16-1.
  • MARTINS, Catarina S. (2021). Sendo ‘Killjoy’: um Olhar Crítico de uma Investigadora em Educação Artística sobre o Plano Nacional das Artes. In Amanda Midori & Sidiney Peterson (Eds.), O ensino artístico que temos e o que queremos: posturas, histórias e experiências no Brasil e em Portugal (pp. 244-253). i2ADS edições. ISBN 978-989-9049-12-3
  • * NAPOLEÃO, Eduardo, BRAVIANO, Gilson & AMADO, Pedro (2021). Uma relação entre tipografia, cultura e lugar na América do Sul. In Valterlei Borges (Ed.), Identidade e diferença na América Latina: perspectivas culturais e midiáticas. Provisório Produções: Modi Produções. ISBN: 978-65-991315-2-3
  • PAIVA, José Carlos de (2021). Deslocação de si e a inscrição em práticas anticoloniais. In Edite Colares & José Carlos de (Eds.), Experiências em Educação Artística e Decolonialidade [e.book] (pp. 60-69). i2ADS. ISBN 978-989-9049-10-9.
  • PAIVA, José Carlos de (2021). Inscrever a arte e a educação artística numa prática descolonial. In Sidiney Peterson & Amanda Midori (Eds.), O ensino artístico que temos e o que queremos: posturas, histórias e experiências no Brasil e em Portugal (pp. 25-35). i2ADS. ISBN 978-989-9049-12-3.
  • PEREIRA, Bruno (2021). Manifesto em forma de canção: uma reflexão íntima sobre os meus modos (des)colonizados de pensar e fazer. In Rita Rainho (Ed.), ID_25 – ecos de uma escuta construindo sujeitos anti-coloniais (pp. 53-60). i2ADS edições. ISBN 978-989-9049-16-1.
  • * PEREIRA, Fernando José (2021). Closing Considerations: Some Notes on permafrost (barentsburg), an Artist’s Video. In Kylo-Patrick R. Hart (Ed.), Arctic Cinemas: Essays on Polar Spaces and the Popular Imagination (pp. 162-172). McFarland and Company. ISBN 9781476681351
  • PEREIRA, Fernando José (2021). Identidade, 25 anos. In Rita Rainho (Ed.), ID_25 – ecos de uma escuta construindo sujeitos anti-coloniais (pp. 107-114). i2ADS edições. ISBN 978-989-9049-16-1.
  • PINHEIRO, Daniela, ALMEIDA, Teresa & LOUREIRO, Domingos (2021). Color Specificity: the perception of difference through exhausting repetition. Proceedings of the International Colour Association (AIC) Conference 2021. Milan, Italy. AIC, 1177-1182. ISBN 978-0-6484724-3-8. ISSN 2617-2410.
  • * PINHEIRO, Gabriela V. (2021). Espaço público e Experiência estética. In Gabriela V. Pinheiro (Ed.), Primeira Avenida/Duplo Sentido, passado, presente e futuro (pp. 8-11). (Outros autores: Alda Temudo; Cristina Duarte; Filipe Silva; Gabriella Casella; Lúcia Matos; Miguel Costa). CMVNG. ISBN 978-972-581-096-5.
  • * QUADROS FERREIRA, António (Ed.) (2021). Nadir, A Arte Em Diáspora. Afrontamento.
  • * QUADROS FERREIRA, António (2021). Arte Têxtil?. In Cristina Barrocas Dias, Filipe Rocha da Silva, Córtex Frontal – Residências e oficinas & Susana Pires (Coord.), Livro do Ponto. Documenta. ISBN 9789898833464.
  • RAINHO, Rita (2021). 25 anos a errar, erraremos de novo, persistindo, fracassando. In Rita Rainho (Ed.), ID_25 – ecos de uma escuta construindo sujeitos anti-coloniais (pp. 11-16). i2ADS edições. ISBN 978-989-9049-16-1.
  • RAINHO, Rita (2021). Lutas dos saberes negr@s na educação artística – memória do algodão entre Brasil e Cabo Verde. In Amanda Midori & Sidiney Peterson (Eds.), O ensino artístico que temos e o que queremos: posturas, histórias e experiências no Brasil e em Portugal (pp. 50-59). i2ADS edições. ISBN 978-989-9049-12-3
  • RAINHO, Rita (2021). A insurgência de uma plantação de algodoeiro hoje: dos tempos de magia escrava à resistência cultural pós independência em Cabo Verde. In Edite Colares & José Carlos de (Eds.), Experiências em Educação Artística e Decolonialidade [e.book] (pp. 78-94). i2ADS. ISBN 978-989-9049-10-9.
  • RAINHO, Rita & CAVACO, Inês (2021). Understanding Artistic Education From the Feminine and Anti-colonial Experience in the Quilombo. In Judit Onsès-Segarra & Fernando Hernández-Hernández (Eds.), Educational Research (Re)connecting Communities. Proceedings of ECER 2020. NW 29. Research on Arts Education (pp. 46-50). University of Barcelona.
  • SANTOS, Ana Catarina, ASSIS, Tiago, PINHO, Tiago, PEREIRA, Carlos M., OLIVEIRA, Sofia, LOURENÇO, Joana & PEREIRA, Ruth (2021). COVID–19 and the Plastic Crisis: Two Proposals for Environment Education Approaches. HSCI2021 – Hands-on Science Education Activities – Challenges and Opportunities of Distant and Online Teaching and Learning, 162-173. ISBN 978-84-8158-899-6.
  • * SILVA, Samuel (2021). A poesia multidimensional de Daniel Faria. In Daniel, Nome de poeta (pp. 11-20). Letras e Coisas – Livros, Arte e Design. ISBN 9789895492091.
  • * SILVA, Samuel (2021). Pari passu. In João Paulo Lima e Marco Fidalgo (Eds.), Com os Pés Gastos na Terra | With Worn Feet On The Land. Letras e Coisas. ISBN 9789895492060.
  • SILVA, Vítor (2021). As práticas de desenho na FAUP. Uma amostra, um confronto e algumas notas. In Mário Bismarck, Vasco Cardoso, Sílvia Simões & Vítor Silva (Eds.), Ver, Querer Ver, Dar a Ver. Desenhar entre fronteiras na Universidade do Porto (pp. 140-141). 1ª edição da Coleção ATELIER. i2ADS e U.Porto Press. ISBN 978-989-9049-08-6
  • * SILVA, Vítor (2021). Artificiosa memória. In Paula Pinto (Ed.), José Barrias, Escrever com a Luz / Notas para a biografia de uma sombra. Documenta. ISBN 978-989-9006-41-6.
  • SIMOENS, Inge, ANCKER, Stina, FAROLDI, Roberta, FREDERIKSSON, Christofer, HELLSTRÖM, Martin, JANKOWSKI, Gary, PAEPE, Yune & PEREIRA, Bruno (Eds.) (2021). EOALAB – Manual on Shared Education. Colophon.
  • SIMÕES, Sílvia (2021). Ver com e pelo desenho: a importância do ensino do desenho na engenharia mecânica. In Mário Bismarck, Vasco Cardoso, Sílvia Simões & Vítor Silva (Eds.), Ver, Querer Ver, Dar a Ver. Desenhar entre fronteiras na Universidade do Porto (p. 142). 1ª edição da Coleção ATELIER. i2ADS e U.Porto Press. ISBN 978-989-9049-08-6
  • SIMÕES, Sílvia (2021). Deambulações gráficas. In Rita Rainho (Ed.), ID_25 – ecos de uma escuta construindo sujeitos anti-coloniais (pp. 241-243). i2ADS edições. ISBN 978-989-9049-16-1.
  • SIMÕES, Sílvia (2021). Vulcões [Catálogo de exposição]. In Exposição Paperwork – 6ª Bienal Internacional de Arte de Espinho, Galeria Municipal de Espinho, curadoria Ana Pais de Oliveira.
  • SIMÕES, Sílvia (2021). Deambulações Gráficas. In Sílvia Simões (Ed.) Deambulações Gráficas (p. 4). Casa-Museu Abel Salazar, Matosinhos, Portugal.
  • * TORRES, Sofia (2021). Tatuagens com curadoria: o artista, o cliente a democratização da arte. In M. Fátima Lampert & Hugo Monteiro (Eds.), Seminário Musas em Ação I – Espessura da [In]Visibilidade (pp. 239-262). Centro de Investigação e Inovação em Educação, da ESE – Politécnico do Porto, Casa Comum/Reitoria da Universidade do Porto, ILCML da FLUP. https://sigarra.up.pt/reitoria/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=12945
  • * TORRES, Sofia (2021). O Uncanny como Recurso Estético nas Artes-Plásticas. In M. Fátima Lampert, Terças-feiras com arte — O Lado oculto da investigação (pp. 239-259). Árvore – Cooperativa de Atividades Artísticas, (InED-FCT /ESE- P.Porto).
  • VALENTE, Marta C., MARTINS, Catarina S. & GUIMARÃES, Samuel (2021). Potencial IMMER/ Potential IMMER. In Catarina S. Martins, Marta Valente, Samuel Guimarães & Rita Reis (Eds.), IMMER#2, International Meeting on Museum Education and Research (pp. 20-38). Porto: i2ADS. ISBN 978-989-9049-17-8

2020

  • Articles in national journals
  • Araújo, Fábio & Almeida, Paulo Luís (2020). As Ações de Praga: desenhar, caminhar e o corpo que narra. PSIAX – Estudos e Reflexões sobre Desenho e Imagem, série 2(4), 25-34. Porto: i2ADS-FBAUP, FAUP, LAB2PT-EAUM. ISSN 1647-8045.
  • * Ferreira, António Quadros (2020). Nadir 2020, a teoria que liberta a acção de pensar a praxis, ou a lição em mundo de uma polimatia. Seara Nova, (1752), 28-32. ISSN 0870-5291.
  • Pereira, Fernando José (2020). Da pandemia das imagens às imagens necessárias. Alix. Jornal de estudos em fotografia e cinema, (1), 30-35. i2ADS. ISSN 2184-7991.

2019

2018

  • Books and book chapters
  • * Bismarck, Mário (2018). Desenhos e anatomias. In Hernâni Monteiro Figura eminente da U.Porto (pp. 79-97). Porto, Portugal: U.Porto Edições.
  • * Fortes, C. & Rainho, Rita (2018). Início das emissões da Rádio Libertação. In Miguel Cardina & Bruno Sena Martins (Ed.), As voltas do passado. A guerra colonial e as lutas de libertação. Lisboa: Edições Tinta da China.
  • * Fortes, C. & Rainho, Rita (2018). Who is completely free? Canhão de Boca [The Weapon of Voice] and how dissent and polyphony became part of the struggle in Cape Verde. In Catálogo Still I Rise. The Contemporary Journal, Notthingham Contemporary.
  • * Leal, Miguel (2018). Marginalia. In Eugénia Vilela, Filipe Martins & Né Barros (Eds.), Unframing Archives – Essays On Cinema And Visual Arts (pp. 45-57). Porto, Portugal: Instituto de Filosofia da Universidade do Porto.
  • * Leal, Miguel (2018). Broken Glasses. Porto/Hildesheim: Timbuktu.
  • * Machado, Graciela (2018). O outro modo de ver. In Specularis-looking through (pp. 9-20). Porto: FBAUP/i2ADS, ISBN 978-989-54111-4-6 (impresso) 978-989-54111-5-3 (eletrónico).
  • * Machado, Graciela (2018). Cerrado dos aidos e outras formas de esquecimento. In Cuaderno sobre el libro LAMP 04 [recolectoras]: monográfico dedicado a Encuentro Internacional de Libro Arte PURE PRINT Madrid Book Art Edition 2017 (pp. 113-133). Madrid: Edita Facultad de Bellas Artes, Universidade Complutense, ISBN 978-84-697-7434-2, EAN 9788469774342.
  • * Martins, Catarina (2018). O tempo do Tempo e o Deslocamento: 16 Olhares sobre o 4EI_EA, 2 Anos Depois. In José Paiva & Liliana Couto (Eds.), Encontrar Sentidos na Experiência Partilhada em Cabo Verde (pp. 5-12). Porto, Portugal: i2ADS/FBAUP.
  • Martins, Catarina (2018). The Alchemies of the Arts in Education, Problematizing some of the Ingredients of the Recipe. In B. Jörissen et al (Eds.), Spectra of Transformation (pp. 51-67). Munster and New York, Alemanha: Waxmann.
  • Martins, Catarina (2018). Time, Drawing, Testing: The Making Up Of The Developmental Child And The Measuring Of The Nation’s Development. In Thomas Popkewitz, Sverker Lindblad, Daniel Petterson (Eds.), Education by the Numbers and the Making of Society (pp. 53-67). New York, Estados Unidos: Routledge.
  • Martins, Catarina; Almeida, Catarina; Paiva, José & Assis, Tiago (2018). 6th EPRAE Proceddings: 6th Encounter on Practices of Research in Arts Education.
  • Moura, Mário (2018). Outra Vez Te Relei. In Lisboa, Cidade Triste e Alegre: Arquitectura de Um Livro. Lisboa: EGEAC, EM – Museu de Lisboa. ISBN 9789898167743.
  • * Moura, Mário (2018). O Design que o Design Não Vê. Lisboa: Orfeu Negro. ISBN: 9789898868244.
  • Paiva, José Carlos de (2018). A partilha intercultural como experiência significativa: como ela nos permite repensar o que fazemos e a história de vida de cada um. In Anais do 2º Congresso Intersaberes em Arte, Museus e Inclusão, UFPB, João Pessoa, Brasil.
  • Paiva, José Carlos de (2018). Entender a resistência na Educação Artística como acção inscrita na erradicação de possibilidades a partir do vivido pelo ‘4 EI_EA’. In José Carlos de Paiva & Liliana Couto (Eds.). Encontrar sentidos na experiência partilhada em Cabo Verde (pp. 43-50). Porto, Portugal: i2ADS.
  • Paiva, José Carlos de & Couto, Liliana (Ed.) (2018). Encontrar sentidos na experiência partilhada em Cabo Verde. Porto, Portugal: i2ADS | Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade | Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
  • Paiva, José Carlos de (Ed.) (2018). Pratices of Research in Arts Education. Porto, Portugal: i2ads.
  • Paiva, José (2018). Sete tentativas de ruído; e se a educação artística fosse outra coisa? Congresso de Investigação em Educação Artística, CIEA, ESEV-IPV, 3 e 4 de novembro. In MELO, Ana Souto e (org), Livro de Atas, Edição IPV/ESE/CI&DETS, ISBN: 978-989-96261-8-8, (pp. 71-85).
  • * Pereira, Fernando (2018). A não performatividade em Haarvöl como hipótese desprodutiva da ideia de performance. In Performances no Contemporâneo. Portugal: FLUP.
  • Portela, M.; Assis, Tiago Barbedo; Luciano Moreira (2018). Blurred boundaries between identity and avatar: Social representations of ICT in the community of Conceição das Crioulas. In EDULEARN18 Proceedings: 10th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma, Espanha.
  • * Silva, Vítor (Ed.) (2018). F. FRONTISI-DUCROUX, O homem-veado e a mulher-aranha. Editado por KKYM, Lda. KKYM, Lda. http://www.proymago.pt/frontisi-ducroux-tutti.
  • * Silva, Vítor (Ed.) (2018). JOÃO FRANCISCO FIGUEIRA, Laissez-vous toucher vous larmes. Lisboa, Portugal: KKYM, LDa. http://www.proymago.pt/figueira-tutti.
  • * Silva, Vítor (Ed.) (2018). Pedro Maurício Borges, Da Casa ao Vulcão. Lisboa, Portugal: KKYM, Lda. http://www.proymago.pt/borges-tutti.
  • * Silva, Vítor (Ed.) (2018). FRONTISI-DUCROUX, F., Dionísio, O deus máscara. Lisboa, Portugal: KKYM, Lda.
  • * Silva, Vítor (2018). FRONTISI-DUCROUX, F., Górgona. Paradigma de criação das imagens. Lisboa, Portugal: KKYM, Lda. http://www.proymago.pt/frontisi-ducroux-tutti.
  • Articles in international journals
  • Machado, Graciela (2018). Cerrado dos Aidos: Entering, exiting and other ways of forgetting. Porto Arte: Revista de Artes Visuais, 23(38), jan.-jun, 121-128. Porto Alegre: PPGAV/UFRGS. ISSN 0103-7269. e-ISSN 2179-8001. https://doi.org/10.22456/2179-8001.76199
  • * Sandu, Constantin (2018). Relația pian – orchestreă în concertul pianistic romantic. Studii de muzicologie (13): 191-205. Iasi: Editura Artes.