* ALMEIDA, Catarina (2021). Parasita-ação. In Cristina Mendanha (Ed.), Guelra (pp. 3-7). ISBN 978-989-332687.
ALMEIDA, Catarina (2021). Desplanificar, Descapitalizar, Desobjectificar. In Sidiney Peterson & Amanda Midori (Eds.), O ensino artístico que temos e o que queremos: posturas, histórias e experiências no Brasil e em Portugal (pp. 232-243). i2ADS. ISBN 978-989-9049-12-3.
ALMEIDA, Paulo Luís, SIMÕES, Sílvia & MARQUES, J. Jorge (2021). A aprendizagem incompleta das sombras – desenho e a recusa em ser obra. In Sidiney Peterson & Amanda Midori (Eds.), O ensino artístico que temos e o que queremos: posturas, histórias e experiências no Brasil e em Portugal (pp. 156-166). i2ADS. ISBN 978-989-9049-12-3.
ALMEIDA, Paulo Luís (2021). Desenho no Desporto. In Mário Bismarck, Vasco Cardoso, Sílvia Simões & Vítor Silva (Eds.), Ver, Querer Ver, Dar a Ver. Desenhar entre fronteiras na Universidade do Porto (pp. 115-116). 1ª edição da Coleção ATELIER. i2ADS e U.Porto Press. ISBN 978-989-9049-08-6
* AMADO, Pedro, SILVA, Ana Catarina & NAPOLEÃO, Eduardo (2021). Kickstarting Type Design Education with SLOType. In Nuno Martins & Daniel Brandão (Eds.), Digicom 2020: Advances in Design and Digital Communication (pp. 191-201). Springer Series in Design and Innovation, 12. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-61671-7_18
AZEVEDO, Mário & PAIVA, José Carlos de (2021). Schizophony. A Journey Around the Contemporary Politics of Listening. In Judit Onsès-Segarra & Fernando Hernández-Hernández (Eds.), Educational Research (Re)connecting Communities. Proceedings of ECER 2020. NW 29. Research on Arts Education (pp. 86-93). University of Barcelona.
CARDOSO, Vasco (2021). Desenhos e territórios. In Mário Bismarck, Vasco Cardoso, Sílvia Simões & Vítor Silva (Eds.), Ver, Querer Ver, Dar a Ver. Desenhar entre fronteiras na Universidade do Porto (pp. 127-129). 1ª edição da Coleção ATELIER. i2ADS e U.Porto Press. ISBN 978-989-9049-08-6
CARDOSO, Vasco & VIANA, Vera (Eds.). (2021). Boletim da Aproged, (#35). Aproged. ISSN 2184-4933.
CARDOSO, Vasco (2021). A Boa Vista de Gustavo Adolfo Gonçalves e Souza (1818-1899). In Mário G. Fernandes (Ed.), A Cartografia como meio de conhecimento: cidades, viticultura e turismo (pp. 107-127). Faculdade de Letras da Universidade do Porto. ISBN 978-989-8969-79-8. https://doi.org/10.21747/9789898969798car
CARVALHAIS, Miguel & CARDOSO, Pedro (2021). O Leitor Universal: Ler e Exprimir as Artes Computacionais. In Bruno Ministro & Sandra Guerreiro Dias (Eds.), Poesia Programa Performance: Projetos, Processos e Práticas em Meios Digitais (pp. 135-151). Publicações Fundação Fernando Pessoa. ISBN 978-989-643-173-0. ISSN: 1646-4435.
* COSTA, Miguel (2021). Obsessões, gestos e repetições: os desenhos de Meireles de Pinho. In Miguel Costa (Ed.), Mecanismos de Desenho: observações sobre o processo de trabalho de Meireles de Pinho | Drawing mechanisms: observations on the work process of Meireles de Pinho (pp. 4-15). Parábola Crítica – Porto. ISBN 978-989-33-1389-3
FAVA, Fabrício (2021). Design de games e as interações interespécie. In Paulo Gobira & Lúcia Santaella (Eds.), Jogos Digitais: suas realidades lúdicas e múltiplas (pp. 69-88). LFP/UFMG. ISBN 978-65-00-21703-2.
* MACHADO, Graciela (2021). As muitas palavras que perderam sentido. In Mar Redondo & Eva Figueras (Eds.), HerbArt, confluències entre art i ciència (pp. 166-175). Editions UB. ISBN 978-84-9168-695-8
MANGUEIRA, Camila, FAVA, Fabrício & CARVALHAIS, Miguel (2021). Ignitions on Educational Experiences During the Pandemic. In Zain Adil (Ed.), AMPS Proceedings Series 23.2. Online Education – Teaching in a Time of Change [online], 50-59. ISSN 2398-9467.
* MARQUES, Susana Lourenço (2021). Arquivo e falha ou como permanecer invisível, ensaio sobre a lentidão a partir de quatro fotografias de Joshua Benoliel. In Ana Catarina Pinho (Ed.), Reframing the archive (pp. 19-29). Edição biliongue. Archivo Press. ISBN 978-989-98426-2-5.
* MARQUES, Susana Lourenço (2021). Alguns aspectos da viagem presidencial às colónias. In Filomena Serra (Ed.), Fotografia Impressa e Propaganda em Portugal no Estado Novo (pp. 78-81). Editorial Muga. ISBN 978-84-09-31538-3.
MARQUES, Susana Lourenço & Nunes, Luis Pinto (2021). Vistas de exposição – exposições magnas da ESBAP [1952-1968]. In Joana Baião & Lúcia Almeida Matos (Eds.), Estratégias de exposição – história e práticas recentes. IV Fórum Ibérico de Estudos Museológicos (pp. 67-80). Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa. ISBN 978-989-54405-3-5.
* MARQUES, Susana Lourenço (2021). Mulheres fotógrafas amadoras no Portugal de Oitocentos, Marianna Relvas, phot. Amateur. In Cristina Moscatel, Sónia S. Freitas & Joana M. Couto (2021). O Feminino nos Arquivos: abordagens e problematizações. Ponta Delgada, Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. ISBN 978-972-647-389-3.
MARTINS, Catarina S. & PAIVA, José Carlos de (2021). Catarina S. Martins conversa com José Carlos de Paiva. In Rita Rainho (Ed.), ID_25 – ecos de uma escuta construindo sujeitos anti- coloniais (pp. 17-20). i2ADS edições. ISBN 978-989-9049-16-1.
* NAPOLEÃO, Eduardo, BRAVIANO, Gilson & AMADO, Pedro (2021). Uma relação entre tipografia, cultura e lugar na América do Sul. In Valterlei Borges (Ed.), Identidade e diferença na América Latina: perspectivas culturais e midiáticas. Provisório Produções: Modi Produções. ISBN: 978-65-991315-2-3
PAIVA, José Carlos de (2021). Deslocação de si e a inscrição em práticas anticoloniais. In Edite Colares & José Carlos de (Eds.), Experiências em Educação Artística e Decolonialidade [e.book] (pp. 60-69). i2ADS. ISBN 978-989-9049-10-9.
PAIVA, José Carlos de (2021). Inscrever a arte e a educação artística numa prática descolonial. In Sidiney Peterson & Amanda Midori (Eds.), O ensino artístico que temos e o que queremos:posturas, histórias e experiências no Brasil e em Portugal (pp. 25-35). i2ADS. ISBN 978-989-9049-12-3.
* PEREIRA, Fernando José (2021). Closing Considerations: Some Notes on permafrost (barentsburg), an Artist’s Video. In Kylo-Patrick R. Hart (Ed.), Arctic Cinemas: Essays on Polar Spaces and the Popular Imagination (pp. 162-172). McFarland and Company. ISBN 9781476681351
PEREIRA, Fernando José (2021). Identidade, 25 anos. In Rita Rainho (Ed.), ID_25 – ecos de uma escuta construindo sujeitos anti-coloniais (pp. 107-114). i2ADS edições. ISBN 978-989-9049-16-1.
* QUADROS FERREIRA, António (Ed.) (2021). Nadir, A Arte Em Diáspora. Afrontamento.
* QUADROS FERREIRA, António (2021). Arte Têxtil?. In Cristina Barrocas Dias, Filipe Rocha da Silva, Córtex Frontal – Residências e oficinas & Susana Pires (Coord.), Livro do Ponto. Documenta. ISBN 9789898833464.
SANTOS, Ana Catarina, ASSIS, Tiago, PINHO, Tiago, PEREIRA, Carlos M., OLIVEIRA, Sofia, LOURENÇO, Joana & PEREIRA, Ruth (2021). COVID–19 and the Plastic Crisis: Two Proposals for Environment Education Approaches. HSCI2021 – Hands-on Science Education Activities – Challenges and Opportunities of Distant and Online Teaching and Learning, 162-173. ISBN 978-84-8158-899-6.
* SILVA, Samuel (2021). A poesia multidimensional de Daniel Faria. In Daniel, Nome de poeta (pp. 11-20). Letras e Coisas – Livros, Arte e Design. ISBN 9789895492091.
* SILVA, Samuel (2021). Pari passu. In João Paulo Lima e Marco Fidalgo (Eds.), Com os Pés Gastos na Terra | With Worn Feet On The Land. Letras e Coisas. ISBN 9789895492060.
SILVA, Vítor (2021). As práticas de desenho na FAUP. Uma amostra, um confronto e algumas notas. In Mário Bismarck, Vasco Cardoso, Sílvia Simões & Vítor Silva (Eds.), Ver, Querer Ver, Dar a Ver. Desenhar entre fronteiras na Universidade do Porto (pp. 140-141). 1ª edição da Coleção ATELIER. i2ADS e U.Porto Press. ISBN 978-989-9049-08-6
* SILVA, Vítor (2021). Artificiosa memória. In Paula Pinto (Ed.), José Barrias, Escrever com a Luz / Notas para a biografia de uma sombra. Documenta. ISBN 978-989-9006-41-6.
SIMÕES, Sílvia (2021). Ver com e pelo desenho: a importância do ensino do desenho na engenharia mecânica. In Mário Bismarck, Vasco Cardoso, Sílvia Simões & Vítor Silva (Eds.), Ver, Querer Ver, Dar a Ver. Desenhar entre fronteiras na Universidade do Porto (p. 142). 1ª edição da Coleção ATELIER. i2ADS e U.Porto Press. ISBN 978-989-9049-08-6
SIMÕES, Sílvia (2021). Deambulações gráficas. In Rita Rainho (Ed.), ID_25 – ecos de uma escuta construindo sujeitos anti-coloniais (pp. 241-243). i2ADS edições. ISBN 978-989-9049-16-1.
SIMÕES, Sílvia (2021). Vulcões [Catálogo de exposição]. In Exposição Paperwork – 6ª Bienal Internacional de Arte de Espinho, Galeria Municipal de Espinho, curadoria Ana Pais de Oliveira.
SIMÕES, Sílvia (2021). Deambulações Gráficas. In Sílvia Simões (Ed.) Deambulações Gráficas (p. 4). Casa-Museu Abel Salazar, Matosinhos, Portugal.
* TORRES, Sofia (2021). Tatuagens com curadoria: o artista, o cliente a democratização da arte. In M. Fátima Lampert & Hugo Monteiro (Eds.), Seminário Musas em Ação I – Espessura da [In]Visibilidade (pp. 239-262). Centro de Investigação e Inovação em Educação, da ESE – Politécnico do Porto, Casa Comum/Reitoria da Universidade do Porto, ILCML da FLUP. https://sigarra.up.pt/reitoria/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=12945
* TORRES, Sofia (2021). O Uncanny como Recurso Estético nas Artes-Plásticas. In M. Fátima Lampert, Terças-feiras com arte — O Lado oculto da investigação (pp. 239-259). Árvore – Cooperativa de Atividades Artísticas, (InED-FCT /ESE- P.Porto).
VALENTE, Marta C., MARTINS, Catarina S. & GUIMARÃES, Samuel (2021). Potencial IMMER/ Potential IMMER. In Catarina S. Martins, Marta Valente, Samuel Guimarães & Rita Reis (Eds.), IMMER#2, International Meeting on Museum Education and Research (pp. 20-38). Porto: i2ADS. ISBN 978-989-9049-17-8
* VAZ-PINHEIRO, Gabriela (2021). Espaço público e Experiência estética. In Gabriela Vaz-Pinheiro (Ed.), Primeira Avenida/Duplo Sentido, passado, presente e futuro (pp. 8-11). (Outros autores: Alda Temudo; Cristina Duarte; Filipe Silva; Gabriella Casella; Lúcia Matos; Miguel Costa). CMVNG. ISBN 978-972-581-096-5
MARTINS, Catarina S. & ALVES, Pedro (2021). Critical Approaches Towards (a New) Arts Education. Journal of Science and Technology of the Arts, 13(2), 8-14. ISSN 1646-9798. e-ISSN 2183-0088. https://doi.org/10.34632/jsta.2021.10105
PEREIRA, Andreia, ALMEIDA, Teresa & LOUREIRO, Domingos (2021). A água como espaço de manifestação do fugaz. Aguarrás, 8(37). ISSN 1980-7767. Uva Limão. http://aguarras.com.br/aguafugaz/
PEREIRA, Bruno & SALGADO, António (2021). EOA WG2 – Recommendations Porto. EOALAB | European Opera Academy | Funded by the Erasmus+ Programme of the European Union.
POLICARPO, Clayton & FAVA, Fabrício (2021). Editorial. Revista Digital de Tecnologias Cognitivas – TECCOGS, 22, 6-11. https://doi.org/10.23925/1984-3585.2020i22p6-11
GOMES, José Alberto, CARVALHAIS, Miguel & PORTOVEDO, Henrique (2021). Audible (Art): The invisible connections. Journal of Science and Technology of the Arts, 13(1), 9-20. Thematic issue: Audible (Art): The Invisible Connections Between Sound, Music, and Sound Art. https://doi.org/10.34632/jsta.2021.13.1
* MARQUES, Susana Lourenço (2021). We want electricity. Jornal do projeto Situação 21: Histórias com amanhã – uma cartografia solidária da relevância das galerias do Porto. Câmara Municipal do Porto.
PEREIRA, Cassandra, LOUREIRO, Domingos & ALMEIDA, Teresa (2021). A pintura como ação ecológica. Aguarrás, 8(37). ISSN 1980-7767. Uva Limão.
PEREIRA, Fernando José (2021). Dead link? No thanks. Interact: Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia, (34)
* PINHEIRO, Gabriela V. (2021). André Sousa, Desenhos negros com o olho vesgo. Contemporânea, (6), 160-165. ISBN 978-989-53046-1-5.
PINHEIRO, Gabriela V. (2021). Nas margens da ficção. [Artigo online]. Contemporânea, Ed. 07-08-09.
RIBEIRO, Diniz Cayolla (2021). Taquiescaquismo, ou o xadrez como sintoma. Trabalhos deAntropologia e Etnologia. Revista inter e transdisciplinar de Ciências Sociais e Humanas, (61), 73-86. ISSN 2183-0266.
2020
Books and book chapters
* AAVV [Bismarck, Mário] (2020).”Grupo do Risco 2007-2019. Desenhos em cadernos e fotografia. Expedições a espaços naturais” [Catálogo de Exposição]. Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa.
Cruz, Carla & Midori, Amanda (2020). RASTILHO: Autoria, Autoridade e Autonomia na Produção Artística Coletiva. In Carla Cruz, Hugo Cruz, Isabel Bezelga, Miguel Falcão e Ramon Aguiar (Eds.), A Busca do Comum – Práticas Artísticas Para Outros Futuros Possíveis (pp.21-28). i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. ISBN 978-989-54417-9-2.
Fava, Fabrício; Cardoso, P.; Melo, R.; Raimundo, J. & Mangueira, Camila (2020). Play to design with Cards GO: A card-based game for game design and creativity. In N. Martins, D. Brandão, & D. Raposo (Eds), Perspectives on Design and Digital Communication: Research, Innovations and Best Practices (pp. 211-225). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-49647-0_14/978-3-030-49647-0_14
* Ferreira, António Quadros (2020). Nadir, Mestre de Si Mesmo. U.Porto Press. ISBN 978-989-746-277-1.
Monteiro, Mafalda; Moreira, Marina; Arzileiro, Telma & Amado, Pedro (2020). Improving Sleep Awareness: Design and Development of an M-Health App. In Nuno Martins, Daniel Brandão & Daniel Raposo (Eds.) Perspectives on Design and Digital Communication (pp.161-173), Springer series in Design and Innovation, 8. ISBN: 978-3-030-49646-3. https://doi.org/10.1007/978-3-030-49647-0_10
* Loureiro, Domingos (Ed.) (2020). Da Sombra_Projeto em Pintura. i2ADS. ISBN 978-989-54703-8-9.
Machado, Graciela & Bełkot, Marta (Eds.) (2020). Impressão por molde em gesso aplicado sobre cartão [Manual]. Investigação e produção oficinal. Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto/i2ADS.
Machado, Graciela & Bełkot Marta (Eds.) (2020). Impressão por molde em gelatina [Manual]. Investigação e produção oficinal. Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto/i2ADS.
* Machado, Graciela; Bełkot Marta & Catarina Marques da Cruz (Eds.) (2020). Litografia sobre pedras alternativas [Manual]. Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto/i2ADS.
Machado, Graciela & Coutinho, A.P.(Eds.) (2020). Mais que palavras ditas. FBAUP/i2ADS. ISBN 978-989-54703-9-6.
* Martins, Catarina S. (2020a). Post-World War Two Psychology, Education and the Creative Child: Fabricating Differences. In T. S. Popkewitz, D. Pettersson, & K.-J. Hsiao (Eds.), The International Emergence of Educational Sciences in the Post-World War Two Years Quantification, Visualization, and Making Kinds of People (pp. 91–108). New York: Routledge.
* Martins, Catarina S. (2020b). The Fabrication of the Chameleonic Citizen of the Future through the Rhetoric of Creativity: Governmentality, Competition and Human Capital. In C.P. Buschkühle, D. Atkinson, & R. Vella (Eds.), Art – Ethics – Education (pp. 26–43). Leiden and Boston: Brill Sense.
Paiva, José Carlos de (2020). Artista/Professor/Pesquisador: territórios simultâneos de actuação. In Fábio José Rodrigues da Costa (Org.), Práticas de Investigação em Arte e Arte/Educação: tensões entre aprendizagens e pesquisa (pp. 63-78). Editora CRV Curitiba, Brasil. ISBN 978-65-5578-110-6.
Pereira, Fernando José (Editor convidado do dossier “Arte e utopia”) (2020). VIS Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UnB, 19(2), julho-dezembro. Brasília: Universidade de Brasília/Departamento de Artes Visuais/Instituto de Artes. ISSN 2447-2484.
* Rainho, Rita & Ferreira, Irlando (Eds.) 2020. Grandes Conversas: Arte, Artesanato e Design – URDI 2017/18. Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design, São Vicente, Cabo Verde. ISBN 978-989-54650-1-9.
Simões, Sílvia (2020). Do corpo, tempo e figura. In Desenhos e Desaparecimento/Disappearing Drawings, (pp. 3-4). i2ADS.
* Simões, Sílvia (2020). Obsessões Gráficas [Catálogo de Exposição]. In Obsessões e Resistências. Mário Vitória (pp. 5-6). ISBN 978-989-746-267-2.
Alegria, Pedro & Simões, Sílvia (2020). A naturalização do artificial. A utopia como locus da infinita escolha [The naturalization of the artificial. Utopia as the locus of infinite choice]. VIS Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UnB, 19(2), julho-dezembro, 205-236. Brasília. ISSN 2447-2484.
Almeida, Paulo & Costa, Adélia (2020). Sonhando [Dreamimg]. VIS Revista do Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais da UnB, 19(2), julho-dezembro, 264-272. Brasília. ISSN 2447-2484.
Azevedo, Mário & Pereira, Bruno (2020). O rumor utópico do som [The utopic sound rumor]. VIS Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UnB, 19(2), julho-dezembro, 179-204. Brasília. ISSN 2447-2484.
Mangueira, Camila; Fava, Fabrício & Carvalhais, Miguel (2020). Digital image as a semiotic agent. Journal of Science and Technology of the Arts “Consciousness Reframed”, 12(1), 11-17. https://doi.org/10.34632/jsta.2020.8195
Pereira, Fernando José (2020). Uma utopia para a arte: continuar a ser arte. VIS Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UnB, 19(2), julho-dezembro, 172-178. Brasília. ISSN 2447-2484.
Pinheiro, Daniela F.; Almeida, Teresa & Loureiro, Domingos (2020). O projeto de arte enquanto realidade im-possível do desejo utópico [The art Project as na im-possible reality of the utopian desire]. VIS Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UnB, 19(2), julho- dezembro, 237-249. Brasília. ISSN 2447-2484.
Araújo, Fábio & Almeida, Paulo Luís (2020). As Ações de Praga: desenhar, caminhar e o corpo que narra. PSIAX – Estudos e Reflexões sobre Desenho e Imagem, série 2(4), 25-34. Porto: i2ADS-FBAUP, FAUP, LAB2PT-EAUM. ISSN 1647-8045.
* Ferreira, António Quadros (2020). Nadir 2020, a teoria que liberta a acção de pensar a praxis, ou a lição em mundo de uma polimatia. Seara Nova, (1752), 28-32. ISSN 0870-5291.
* Assis, Tiago Barbedo. 2019. “Programming Creativity: Technology and Global Politics in the National Curriculum“. In INTED2019 Proceedings: INTED 2019 — 13th annual International Technology, Education and Development Conference, Valencia, Espanha, 5542-5551. Valencia, Espanha: IATED Academy. https://doi.org/10.21125/inted.2019.1367
* Laranjo, Francisco; Loureiro, Domingos; Torres, Sofia. 2019. International Congress on Contemporary European Painting 2nd edition – Abstracts Book. i2ADS – Institute for Research on Art, Design and Society. ISBN: 978 989 54417 0 9 (Versão Impressa) ISBN: 978-989-54417-1-6 (versão digital)
* Laranjo, Francisco; Loureiro, Domingos; Torres, Sofia. 2019. International Congress on Contemporary European Painting 2nd edition – Proceeding’s Book. i2ADS – Institute for Research on Art, Design and Society. ISBN: 978-989-54417-2-3 (Versão digital)
* Machado, Graciela. 2019. “Tempo da gravura ou a procura de chão”. In Encontro Internacional Pure Print Porto Alegre Brasil, 13-18. Porto Alegre, Maristela Salvatori, organizadora. Porto Alegre: Marcavisual, ISBN 978-85-61965-57-0
Machado, Graciela; Belkot, Marta. 2019. “Drawing for reproduction: Toward recreating surface prepared papers for making prints“. In Proceedings CONFIA – 7th International Conference on Illustration and Animation 7 ed. Conferência Internacional em Ilustração e Animação: CONFIA – 7th International Conference on Illustration and Animation, Barcelos, 294-303. Barcelos, Portugal.
Monteiro, M.; Moreira, M.; Arzileiro, T.; Amado, Pedro. 2019. “Moon App: sleep improvement through dream log analysis“. In Proceedings 3rd International Conference on Design & Digital Communication: DiIGICOM2019, Portugal. Portugal. ISBN: 978-989-54489-5-1.
Nascimento, Joana; Bandeira, Pedro. 2019. “Bringing Utopias into Play“. In Pedagogy of the streets – Porto 1977, 121-125. Porto, Portugal: Pierrot le fou.
* Oliveira, Vânia; Modesto, António; Amado, Pedro; Ribeiro, Diniz Cayolla. 2019. “Principles and models of kinetic typography as contributions to the development of emerging dynamic editorial design typography”. In Book of Proceedings (Livro de Resumos) Typography Meeting (10.º Encontro de Tipografia): Typography Meeting (10.º Encontro de Tipografia), Portugal. Portugal: Esad—Idea, Research in Design and Art. ISBN 978-989-54564-4-4.
* Bismarck, Mário (2018). Desenhos e anatomias. In Hernâni Monteiro Figura eminente da U.Porto (pp. 79-97). Porto, Portugal: U.Porto Edições.
* Fortes, C. & Rainho, Rita (2018). Início das emissões da Rádio Libertação. In Miguel Cardina & Bruno Sena Martins (Ed.), As voltas do passado. A guerra colonial e as lutas de libertação. Lisboa: Edições Tinta da China.
* Fortes, C. & Rainho, Rita (2018). Who is completely free? Canhão de Boca [The Weapon of Voice] and how dissent and polyphony became part of the struggle in Cape Verde. In Catálogo Still I Rise. The Contemporary Journal, Notthingham Contemporary.
* Leal, Miguel (2018). Marginalia. In Eugénia Vilela, Filipe Martins & Né Barros (Eds.), Unframing Archives – Essays On Cinema And Visual Arts (pp. 45-57). Porto, Portugal: Instituto de Filosofia da Universidade do Porto.
* Leal, Miguel (2018). Broken Glasses. Porto/Hildesheim: Timbuktu.
* Machado, Graciela (2018). O outro modo de ver. In Specularis-looking through (pp. 9-20). Porto: FBAUP/i2ADS, ISBN 978-989-54111-4-6 (impresso) 978-989-54111-5-3 (eletrónico).
* Machado, Graciela (2018). Cerrado dos aidos e outras formas de esquecimento. In Cuaderno sobre el libro LAMP 04 [recolectoras]: monográfico dedicado a Encuentro Internacional de Libro Arte PURE PRINT Madrid Book Art Edition 2017 (pp. 113-133). Madrid: Edita Facultad de Bellas Artes, Universidade Complutense, ISBN 978-84-697-7434-2, EAN 9788469774342.
* Martins, Catarina (2018). O tempo do Tempo e o Deslocamento: 16 Olhares sobre o 4EI_EA, 2 Anos Depois. In José Paiva & Liliana Couto (Eds.), Encontrar Sentidos na Experiência Partilhada em Cabo Verde (pp. 5-12). Porto, Portugal: i2ADS/FBAUP.
Moura, Mário (2018). Outra Vez Te Relei. In Lisboa, Cidade Triste e Alegre: Arquitectura de Um Livro. Lisboa: EGEAC, EM – Museu de Lisboa. ISBN 9789898167743.
* Moura, Mário (2018). O Design que o Design Não Vê. Lisboa: Orfeu Negro. ISBN: 9789898868244.
Paiva, José Carlos de & Couto, Liliana (Ed.) (2018). Encontrar sentidos na experiência partilhada em Cabo Verde. Porto, Portugal: i2ADS | Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade | Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
* Pereira, Fernando (2018). A não performatividade em Haarvöl como hipótese desprodutiva da ideia de performance. In Performances no Contemporâneo. Portugal: FLUP.
* Silva, Vítor (Ed.) (2018). F. FRONTISI-DUCROUX, O homem-veado e a mulher-aranha. Editado por KKYM, Lda. KKYM, Lda. http://www.proymago.pt/frontisi-ducroux-tutti.
* Silva, Vítor (Ed.) (2018). JOÃO FRANCISCO FIGUEIRA, Laissez-vous toucher vous larmes. Lisboa, Portugal: KKYM, LDa. http://www.proymago.pt/figueira-tutti.
* Silva, Vítor (Ed.) (2018). Pedro Maurício Borges, Da Casa ao Vulcão. Lisboa, Portugal: KKYM, Lda. http://www.proymago.pt/borges-tutti.
* Silva, Vítor (Ed.) (2018). FRONTISI-DUCROUX, F., Dionísio, O deus máscara. Lisboa, Portugal: KKYM, Lda.
* Silva, Vítor (2018). FRONTISI-DUCROUX, F., Górgona. Paradigma de criação das imagens. Lisboa, Portugal: KKYM, Lda. http://www.proymago.pt/frontisi-ducroux-tutti.