- Missão e finalidades
- Caracterização
- Objetivos
- Investigação
- Formação
- Educação
- Organização
- Pedidos de admissão
- Regulamento
- Relatórios de atividades
Missão e finalidades
O i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade é uma unidade de I&D sediada na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Tem como missão promover a investigação em Artes Plásticas, Artes Performativas, Desenho, Design e Educação Artística. A ênfase da sua missão está no impacto prático e educativo da investigação artística na sociedade.
As suas principais finalidades são o desenvolvimento de uma cultura de investigação partilhada entre as diversas áreas artísticas que o compõem, de modo a informar e desenvolver as suas práticas; a promoção do debate sobre os enquadramentos social, cultural e tecnológico da arte e do design; o desenvolvimento de carreiras de investigação em Arte e Design e o apoio a pessoas que se queiram inscrever na área da investigação.
Caracterização
O i2ADS é membro institucional da Society of Artistic Research (SAR) e integra a European Educational Research Association (EERA).
Engloba investigadores em artes visuais, artes performativas, desenho, design e educação artística, que reúnem conhecimentos especializados na prática e ensino da arte e do design, em práticas artísticas de envolvimento social, na criatividade digital, na arqueologia tecnológica e inovação. Estes conhecimentos são fundamentais para potenciar uma investigação ativa capaz de responder aos desafios dos sectores culturais e criativos na promoção de uma sociedade inclusiva, inovadora e reflexiva.
Presentemente, o Instituto engloba 44 membros integrados provenientes da Faculdade de Belas Artes e da Faculdade de Arquitetura, (Universidade do Porto) e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE – Politécnico do Porto) e incluindo a contratação de 1 investigador auxiliar, 3 investigadoras júnior e 2 investigadores júnior. A sua equipa integra ainda 49 membros bolseiros, 85 membros colaboradores de várias Universidades, Politécnicos e Instituições Culturais, e 2 técnicas superiores.
Objetivos
- Criar um corpo de investigadores em Arte e Design que promovam atividades de investigação relevantes no panorama nacional e internacional;
- Realizar trabalhos de investigação em articulação com outras instituições nacionais e internacionais, através de consórcios e redes, nomeadamente no espaço lusófono;
- Assegurar a articulação da investigação com as formações pós-graduadas (cursos de especialização, mestrado e doutoramento);
- Estreitar relações interinstitucionais e assegurar a prestação de serviços de relevância artística e científica à comunidade;
- Disseminar o conhecimento produzido nos seus programas de investigação, mediante a organização de exposições, simpósios, e publicações de livre acesso;
- Fomentar a mobilidade e o intercâmbio artístico e científico.
Investigação
O i2ADS estrutura as suas atividades em Programas de Investigação, onde se enquadram os seus Projetos de Investigação e Projetos Semente. Estes programas refletem as seguintes áreas de conhecimento e intervenção prioritárias da missão do i2ADS:
- Computação, Práticas Híbridas e Cultura
- Desenho entre Disciplinas
- Educação Artística, Crítica e Sociedade
- Interculturalidade e Sociedade
- Prática Artística, Política e Envolvimento Social
- Produção Artística, Processos e Estudos Tecnológicos
O i2ADS acolhe ainda Programas Artísticos Experimentais, que são conjuntos de atividades artísticas individuais ou coletivas, realizadas de forma sistemática no âmbito do i2ADS. Têm como propósito documentar e discutir o processo artístico mediante apresentações que incluam os meios da próprio prática.
Formação
A OFICINA FEIA (Formação em Educação e Investigação Artística) é o centro de formação criado pelo i2ADS, que agrega as seguintes entidades constituintes: Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE – Politécnico do Porto), Escola Artística e Profissional Árvore (Escola das Virtudes – Cooperativa de Ensino Polivalente e Artístico, CRL) e Escola Artística de Soares dos Reis e Arte Total. Ancorando como objetivo a formação de professores nas áreas especializadas e didáticas que contemplam as áreas do ensino artístico, tem como missão promover ações de intervenção e de investigação em Educação Artística, de forma experimental e relacional. A equipa da FEIA é constituída por Cristina Ferreira (direção) e Inês Barreira.
Educação
O i2ADS enquadra dois programas de doutoramento da FBAUP: o Programa Doutoral em Educação Artística (DEA) e o Doutoramento em Artes Plásticas (DAP).
O DEA é um doutoramento em parceria com a Universidade de Lisboa. A investigação doutoral aborda áreas como as políticas de educação artística, o envolvimento com museus e instituições culturais, o envolvimento local com comunidades e escolas. O DAP baseia-se numa epistemologia inovadora cruzando contextos artísticos e investigativos. O programa reúne estudantes de diferentes nacionalidades na investigação artística em áreas como as alterações ambientais, práticas sociais no espaço público, práticas artísticas incorporadas e temporais, criatividade e tecnologia.