Programas Artísticos Experimentais

Noções como investigação artística, pensamento material ou paradigma performativo — que englobam a produção de artefactos, exposições, performances ou situações — são hoje comumente aceites no seu propósito de afirmar as contribuições da prática artística na produção de conhecimento em arte e design.

Se estas contribuições têm levado a uma reformulação dos procedimentos de investigação e da definição de conhecimento no seio da universidade e na sociedade, o contrário também sucedeu: o próprio enquadramento da prática artística tem-se alterado como consequência de um número cada vez maior de artistas e designers produzirem o seu trabalho num ambiente de investigação.

Os programas artísticos experimentais procuram tornar acessível a documentação dos processos artísticos e a disseminação dos métodos da prática de modo a apoiar novas abordagens experimentais, críticas e curatoriais. Como espaços de uma prática reflexiva, não são meros repositório de resultados da prática artística individual. Baseiam-se na exposição de práticas que abordam questões relevantes para a missão do i2ADS de forma sistemática. Têm como propósito documentar o processo artístico mediante exposições que incluam os meios da própria prática e o pensamento reflexivo que ela ativa.

Portal do i2ADS no Research Catalogue

O i2ADS utiliza o Research Catalogue (RC) como plataforma de documentação e disseminação dos Programas Artísticos Experimentais desenvolvidos por seus membros.

Screenshot de grupos de exposições associadas à projetos do i2ADS no Research Catalogue.

Explorar Portal do i2ADS no Research Catalogue

O que é o Research Catalogue

O Research Catalogue é uma plataforma online gratuita e não-comercial para a colaboração, publicação e disseminação de investigação artística promovida pela Society for Artistic Research (SAR). Por meio dessa plataforma é possível criar e editar páginas web customizadas, chamadas de exposições.

Como publicar no Research Catalogue

Para submeter exposições ao Portal do i2ADS no RC é necessário:

01. Criar uma conta plena (full account):
Ao registrar-se, irá começar com uma conta básica. Para fazer o upgrade, acesse o Portal do i2ADS e clique em “Request Membership” no canto superior direito. Nós iremos verificar se faz parte da equipa de investigação do i2ADS e fazer o upgrade.


02. Criar um exposição:
Na sua página de perfil, clique no botão “Create Exposition” e selecione um editor (recomendamos que escolha entre graphical ou block). Após isso, deverá preencher as informações relativas à sua exposição (é possível alterar essa informação posteriormente). Por fim, irá criar a exposição propriamente dita. Tenha em atenção que, para cada entrada de mídia, deverá informar uma licença correspondente (o RC utiliza a Creative Commons).

Para mais informações sobre como criar uma exposição, pode assistir aos tutoriais em vídeo ou aceder ao guia do RC.


03. Submeter exposição para revisão
Quando finalizar a exposição, retorne ao seu perfil e acesse o menu da exposição no canto inferior direito. Clique na opção “Submit for Review” e selecione i2ADS — Research Institute in Art, Design and Society. Confirme em “Submit”. Sua exposição será avaliada por pares e receberá um parecer dentro de algumas semanas.

Diretrizes de submissão

Antes de submeter a sua proposta, verifique se a exposição está de acordo com as seguintes diretrizes:

  • Título e subtítulo (se for o caso) descrevendo o conteúdo da exposição.
  • Resumo de 150-250 palavras em Português e Inglês, descrevendo o conteúdo do trabalho, a metodologia e a sua importância para o campo da investigação artística.
  • Incluir de 3 a 5 palavras-chave.
  • Texto de enquadramento da investigação entre 1500-3000 palavras.
  • Perfil no RC atualizado com biografia e afiliação (se for o caso) do autor.
  • Índice de conteúdos relacionando as páginas da exposição (se for o caso).
  • Imagens, vídeos, documentos e áudios devem ter qualidade para visualização na web e ser carregados diretamente no RC (conteúdo embutido (embed) deve ser evitado).
  • Hiperligações externas devem ser configuradas para abrir em uma nova janela.