journal

PSIAX — Edição especial

Esse número especial enfatiza a necessidade de continuar o processo de reflexão, de desenhar, inquirir o ato, expressar, discutir, mostrar ou demonstrar, que não se esgotou durante o evento ou com a publicação eletrónica do livro das comunicações.

PSIAX — Edição especial

Editorial

A PSIAX, numa edição especial, procura cumprir a sua missão de reflexão sobre o desenho e a imagem levando a termo a intenção de publicação de trabalhos relevantes associados ao evento Desenho na Universidade Hoje realizado em 2013. Quatro anos volvidos sente-se o esmorecimento do afã que na altura motivou a realização na Faculdade de Belas Artes do Porto e Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto de um encontro internacional sobre desenho, imagem e investigação organizado por Paulo Luís Almeida, Miguel Bandeira Duarte e José Manuel Teixeira. As circunstâncias que motivaram o encontro, além de uma conjuntura nacional e internacional dinâmica propiciadora para a apresentação de comunicações, refletiam os cursos de doutoramento nas Escolas de Belas Artes, o arranque dos centros de investigação em artes e o dinamismo imposto pela produção de dissertações de mestrado. O presente número enfatiza a necessidade de continuar o processo de reflexão, de desenhar, inquirir o ato, expressar, discutir, mostrar ou demonstrar, que não se esgotou durante o evento ou com a publicação eletrónica do livro das comunicações.

Os editores, em colaboração com a organização do evento, propõem neste número uma seleção de comunicações relevantes. Assume-se, tal como então, a necessidade de alcançar um público internacional apresentando-se os textos nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Os textos são apresentados segundo as temáticas dos painéis no programa do encontro, confirmando a pertinência das questões na sua apresentação: que existe uma iconografia do texto científico com uma imaginação muito própria; que o desenho participa largamente nas metodologias de investigação bem como na atividade projectual; que emergem idioletos do discurso gráfico; que o desenho estuda e é um caso de estudo constituindo um modelo educativo no contexto universitário.

Em lugar da breve apresentação dos textos inscritos, nomeamos a estimulante divisão programática com a intenção de despertar a perceção para a amplitude de tópicos enunciados com elevada clareza: Enhancing Education Through Drawing; Visual Imagery and Scientific Practice; Creativity, Cognition and Active Perception; Thinking Drawing in Research; Modes of Conception: Reports on Practice; e Acting Through Drawing. Reúnem, numa inevitável interação — citando o texto de abertura da edição eletrónica: a observação do desenho como instrumento metodológico, estratégico, capaz de produzir resultados alternativos, inusitados e inovadores; a análise da produção e uso de desenhos no contexto de trabalho de cariz científico; a relação entre processos científicos e de criatividade na promoção da descoberta e de novos paradigmas do conhecimento; a sua relação com os processos de interdisciplinaridade emergentes; a descrição da prática em estúdio, focando a relação da invenção com diversos processos do conhecimento; e a tensa relação entre o desenho e as práticas performativas, na qual o desenho é registo, instrumento e instrução.

Como citar:

Bismarck, M., Almeida, P. L., Silva, V., Barbosa, J. M. & Lopes, J. M. (Eds.). PSIAX - Edição Especial. FBAUP/i2ADS, FAUP, EAUM. https://doi.org/10.24840/1647-8045_2017

Sobre PSIAX

Psiax é uma publicação não periódica, cuja orientação editorial pretende promover e divulgar estudos sobre o papel e o âmbito que o desenho poderá desempenhar no nosso tempo, quer ele se concretize como processo de compreender o mundo, como meio de aprendizagem e ensino, e como elemento caracterizador essencial de objectos artísticos já existentes ou a criar. Dar a conhecer estudos sobre o desenho como imagem.