book

Cadernos Tecnológicos I: Litografia in situ. Tintas, Papéis Preparados e Impressão

Para a 2ª Bienal de Valongo (2021) foi proposta uma sistematização tecnológica para avaliar a ardósia como suporte e matriz de impressão.

Cadernos Tecnológicos I

Residência tecnológica: Um novo modelo de residência tecnológica aplicado a uma bienal

Para a 2ª Bienal de Valongo (2021) foi proposta uma sistematização tecnológica para avaliar a ardósia como suporte e matriz de impressão; estudos inéditos sobre o desenvolvimento de lápis litográficos coloridos (instrumentos de desenho de pequena e média escala); litografia in situ (impressão a partir de um dispositivo de impressão portátil); estudos das alternativas matriciais litográficas a partir da laminação da ardósia e/ou ensaio sobre “papel-ardósia”. O formato adotado: a residência tecnológica.

O estudo também proporcionou uma aproximação da ardósia através de técnicas históricas de preparação de papel utilizando materiais resultantes do polimento para a aplicação de técnicas de desenho clássico em grande formato; uma visão geral das tecnologias utilizadas em cadernos de notas apagáveis. No decurso da residência procuramos expandir a abordagem para integrar métodos híbridos, como parte da investigação tecnológica sobre a ardósia como substrato, material e matriz, explorámos a sua utilização como; (1) uma alternativa aos papéis de superfície preparados, incluindo papel-pedra, (2) uso a partir de um dispositivo portátil de desenho e impressão e, (3) produção de cargas e pigmentos usados para a produção de lápis litograficos de cera e tinta. Em síntese, a partir desta pesquisa iniciamos a reconstrução de tintas de desenho e crayons brancos para a litografia, com base em manuais de litografia, facilitando assim um novo enunciado para o uso de pedras locais como a ardósia negra como suporte da litografia.

Com a atribuição de duas bolsas dirigidas à investigação tecnológica sobre a ardósia como substrato, matéria e matriz foi assim possível: a sistematização tecnológica a permitir avaliar a ardósia como suporte da impressão química; estudos inéditos e desenvolvimento dos crayons litográficos de cor (instrumentos de desenho de pequena e média escala); a encenação e ensaio prático sobre a litografia in situ (impressão in situ e impressão a partir de dispositivo de impressão portátil); estudo das alternativas matriciais litográficas a partir da laminação da ardósia e/ou ensaio sobre “papel-ardósia”.