Alicia Medeiros

Faculty of Fine Arts of the University of Porto

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UNESP (SP-Brasil) em 2011. Durante esse período acadêmico, participou do projeto de extensão PDPB – Plano Diretor Popular de Bairro, sob Orientação do Profº DR. José Xaides de Sampaio Alves. Foi Colaboradora Informal da INCOP UNESP BAURU – Incubadora de Cooperativas Populares da Unesp Núcleo Bauru, projeto no qual fez parte da Comissão Organizadora da I Feira de Economia Solidária de Bauru, integrada ao Festival CANJA (edição de 2010). Participante da Primeira Mostra Universitária de Habitação de Interesse Social com o “Projeto Rizoma”. Foi premiada no 2ºe 3º ECOAUP(Encontro de Comunicação Oral e apresentação de Painéis dos trabalhos de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) com as obras “Projeto Reciclo”, “Projeto Rizoma: Ribeirão Vargem Limpa Sul” e “Estudo de Central de Salas de Arquitetura para o Campus da Unesp Bauru”. Participou coletivamente da 8º BIA (Bienal Internacional de Arquitetura – categoria estudantes) com o “Projeto Reciclo”. Foi integrante da performance “Walking Trees”, inserida no Festival Corpo+Cidade e participou da exposição coletiva Soft Monuments na Galeria Painel no ano de 2014 na cidade do Porto (Portugal). Expôs no Festival Art Moves na cidade de Torun, Polônia, em 2015. Cursou Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), onde investigou acerca do uso de smartphones na arte para o espaço público e seu processo criativo. Atualmente cursa o Doutorado em Arte e Design na mesma Universidade, onde investiga sobre como o caminhar no espaço público citadino se configura como prática artística sob o olhar feminino e como esta prática se pode transformar com o uso das mídias móveis (smartphones).

 

Thesis title
Walking For It – Caminhar como uma prática artística nas cidades das mídias móveis: uma resistência poética à violência de gênero

FCT reference
SFRH/BD/138696/2018

Abstract
The approach of walking as a form of perception and practice has been highlighted in the elds of architecture, arts and urban planning as something essential for interventions in public spaces in different metropolises. These practices have undergone several reconfigurations in the urban environment that is constantly connected to the online world. However, the invisibility, insecurity and lack of freedom of the female gender in the public space remains a current debate, affecting this practice daily, either through an urban structure that does not address women’s needs, or through harassment and gender violence to which some women are constantly subjected. This investigation intends, through walking as an artistic practice, to analyze the current state of this paradigm, raising the debate about the locomotion and appropriation of public space by the female gender.

This work is supported by national funds through FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., under the project SFRH/BD/138696/2018.

Supervision
Tiago Assis (supervisor) e Carla Cruz (co-supervisor)

 

More info