Pure Print Archeology

O grupo de investigação enquadrado no programa de investigação em “Produção Artística, Processos e Estudos Tecnológicos” teve como base o projeto semente denominado “Pure Print” (2012-2021) conduzido no âmbito da investigação artística em gravura nos espaços oficinais da FBAUP.  A introdução precoce de uma metodologia de investigação baseada num princípio de arqueologia tecnológica, diferenciou o que aí passou a construir-se em articulação com as atividades programadas. Ambas as vertentes demonstraram-se oportunas para um enriquecimento de dados, facilitaram e estimularam os contributos de investigadores externos à instituição e gradualmente conduziram à identificação e intensificação de ensaios dirigidos ao estudo de problemas tecnológicos concretos. Ao longo dos anos, constituíram-se novas linhas temáticas em parte dedicadas ao estudo de caso de arquivos, coleções públicas e privadas.

A abordagem a formas de reprodução da imagem situadas nas suas versões tradicionais como vulgares, reprográficas, fotomecânicas e os hibridismos tecnológicos no passado usados ao serviço da disseminação da imagem, continuam a carecer de questionamento laboratorial, deficitário senão ausente em contexto português. O exercício de dar a conhecer tais práticas e através destas permitir o acesso ao potencial de abertura experimental intrínseco a cada processo;  a proposta de recondução individualizada à prática artística segundo os interesses formulados por cada investigador; a documentação  dirigida a repor como se desenvolvem e geram as interações entre os vários intervenientes como modelos de prática em investigação artística; a interrogação de cariz técnico-científico conduzida com o sentido de reativar para preservar, divulgar um património gráfico constituído por um universo de práticas, tecnologias e processos de impressão invisíveis ao público, confluem  numa questão fundamental para o grupo: desenvolver abordagens originais à investigação artística como modelo de reinterpretação da imagem.

Entre estes dois focos de atenção, abordagem técnico-científica e poética individual, é a primeira assente numa metodologia investigativa baseada na arqueologia tecnológica, a criar uma linguagem e estratégias de comunicação comuns ao grupo “Pure Print Archeology”.  Retomando o histórico de atividade de investigação em torno da impressão e um segundo termo firmado como estratégia – arqueologia – adota-se um modelo de trabalho baseado nas colaborações interdisciplinares e partilha de dados em projetos ensaio articulados entre si ou autónomos, e com um carácter sistémico. O nome insiste também numa situação paradoxal que é estabelecida pela imagem impressa, considerando as suas características interdisciplinares e interações com diversas outras áreas, em especial no contexto da arte contemporânea, que impacta inexoravelmente em relações históricas sobre as categorias tradicionais das Belas Artes, ao que esta dialoga com processos e técnicas que transitam para além dela, em contextos diversos, promovendo conexões entre ciência, arte, design, sociedade, etc. É uma atenção a estes processos gráficos na sua abrangência disciplinar, que o grupo se propõe, em particular, assumir um papel relevante. Para tal o grupo concebe um programa regularmente revisto de estudos dirigido aos territórios históricos e tecnológicos da reprodutibilidade da imagem. Propõe como estratégia o trabalho de campo conduzido em ateliers, espaços oficinais, em contexto museológico e de arquivo, empresarial, comércio local e no território.  O grupo propõe ainda manter uma programação regular de seminários, exposições, workshops, demonstrações, programas de artista em residência, tutorias especializadas, de proposta curatorial coerente com os propósitos de investigação e promover uma prática editorial experimental incorporando as tecnologias tratadas.

Da equipa constam membros integrados e colaboradores com participação em projetos anteriores, estudantes de doutoramento estando prevista a intervenção de especialistas das mais variadas áreas da Pintura, Design, Desenho, Fotografia, Escultura, entre outras.

 

Objetivos

  • Estabelecer um grupo de interesse dentro do programa de investigação em “Produção Artística, Processos e Estudos Tecnológicos”;
  • Promover a troca de experiências entre os membros do grupo a partir das investigações em desenvolvimento;
  • Promover a implementação de metodologias de investigação interdisciplinares baseadas em trabalho de campo, análise documental e abordagens etnográficas;
  • Partilhar ferramentas e modelos de intervenção, documentação e criar cadeias de cooperação avançada para os temas em análise;
  • Criar um espaço de reflexão para uma análise critica ao uso das tecnologias em contexto académico e o seu papel de suporte e promoção de práticas artísticas e de design de comunicação contemporâneas;
  • Divulgar e colaborar para o aprofundamento das pesquisas artísticas e das práticas colaborativas;
  • Desenvolver sistemas de documentação originais baseados em métodos tecno-científicos e sua reinterpretação como objeto artístico;
  • Promover a interpretação, preservação, tratamento e visibilidade do legado artístico e do património a partir de abordagens inéditas;
  • Estabelecer parcerias ou redes de pesquisa nacionais e internacionais;
  • Realizar produções e/ou atividades artísticas colaborativas;
  • Realizar publicações académicas e/ou artísticas colaborativas;
  • Promover visitas guiadas, demonstrações abertas, conversas como oportunidades para praticantes e investigadores recolherem dados e colaborarem no estudo dos vários aspetos da produção técnica da imagem.
  • Promover a integração de estudantes de diferentes ciclos na investigação avançada através da sua participação em ações
  • Disponibilização de práticas de reprodução tratadas nas ofertas formativas dos diferentes ciclos de estudo

 

Moderadora
Graciela Machado (investigadora integrada)

Membros integrados
Claúdia Amandi, Cristina Ferreira, Domingos Loureiro, Pedro Amado

Membros externos
Rui Santos, Paula Almozara

Membros colaboradores
António da Silva, Catarina Marques da Cruz, David Lopes, Flor Ceres Rabaçal, Marta Belkot, Rui Ferro

 

Publicações

Leaflet Modos de Editar
Reserva Tecnológica n.1
Verniz Mole — [Arqueologia Tecnológica]