Francisco Varela
Faculty of Fine Arts of the University of Porto
Faculty of Fine Arts of the University of Porto
Francisco Varela nasceu, vive e trabalha no Porto. É artista, curador e arquitecto. O seu trabalho, embora de matriz fotográfica, materializa-se em diversos formatos, desde o livro-de-artista à instalação, a que alia o fazer da curadoria praticada como extensão da prática artística. Concluiu os Mestrados: em Estudos de Arte, em 2022/02/21, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto com o projecto e dissertação Memória Líquida, Metodologias de Projecto entre Fotografia, Curadoria e Edição; o Mestrado em Construção de Edifícios em, 2009/07/21, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, assim como concluiu o Máster ” La Gran Escala. La arquitectura de los nuevos entornos”, em 1996/07/22, pela Universidade Politécnica de Cataluña e a Licenciatura em Arquitectura, em 1994/11/25, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. A sua atividade inclui exposições, instalações, vídeo, atividades performativas e criação de livros-objeto/livros de artista. Desde 2018 desenvolve atividade curatorial. Está representado na Biblioteca Nacional de Arte do Victoria and Albert Museum e na Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian. A sua prática caracteriza-se, fundamentalmente, por ser uma reflexão pessoal sobre a noção do território, através da criação de objetos de matriz fotográfica, redação de ensaios e atividade curatorial. Das exposições em que participou destacam-se aquelas que programou na lógica do curador participante, onde o trabalho curatorial é um prolongamento da prática artística. Foi curador participante na exposição ZineFestPt, no Mira Forum em 2015, extensão do festival dedicada à construção de objectos de matriz fotgráfica nos formatos vídeo e publicação. Foi, igualmente, curador participante na exposição Territórios em Publicação inserida no festival Transversalidade 2019 e III Encontro de Imagem & Território na Guarda, tendo ensaiado em co-autoria a tipologia do livro de artista expandido. Igualmente na mesma condição comissariou duas exposições Memoria Líquida, uma na Casa da Imagem em Vila Nova de Gaia, e outra no Museu da Água da EPAL em Lisboa, esta subsidiada pela DGARTES. Publicou, em 2022, pela msdm publications, o ensaio escrito e visual The Expanded Practice of the Artsist’s Book. Actualmente, é investigador no Doutoramento em Artes Plásticas na FBAUP. Na sua investigação, interessa-se pela fotografia de grande formato como mecanismo operativo de investigação. Instrumental na problematização da tripla assunção da técnica: a dos objectos, a do medium fotográfico e a do aparato fotográfico. São centrais nesta reflexão, também territorial, os sistemas técnicos de abastecimento de água fotografados através de processos de indexalidade e abstração. A instalação fotográfica surge aqui como dispositivo de tradução das questões da investigação em materialidades reprodutivas da água como medium.
Thesis title
Technical Landscape of Porto’s Águas e Energia facilities: a contribution to the representation of the territory
FCT reference
2022.11184.BD
Abstract
This investigation raises the possibility of expanding photography’s representation of territory, opening up the possibility of expanding critical thinking about the relationship between territory and landscape. We propose here the hypothesis that industrial photographs of the water supply system, creating technical landscapes, contribute to this problematization through the rephotography of the installations and the study of the historical archive of the Águas e Energia do Porto company. It will be look for key concepts about the photographic nature of territorial representation and, in particular, that of this technical system with the city. There will be a written and a visual component that will be based, respectively, on a survey of the state of the art and on the use of photography to, based on this case study, think about the photographic nature of this territorial representation. The final work will be designed and displayed in an exhibition context.
Supervision
Paulo Catrica (supervisor), Susana Lourenço Marques (co-supervisor) and Pedro Bandeira (co-supervisor)
More info