Francisco Varela

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Francisco Varela nasceu, vive e trabalha no Porto. É artista, curador e arquitecto. O seu trabalho, embora de matriz fotográfica, materializa-se em diversos formatos, desde o livro-de-artista à instalação, a que alia o fazer da curadoria praticada como extensão da prática artística. Concluiu os Mestrados: em Estudos de Arte, em 2022/02/21, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto com o projecto e dissertação Memória Líquida, Metodologias de Projecto entre Fotografia, Curadoria e Edição; o Mestrado em Construção de Edifícios em, 2009/07/21, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, assim como concluiu o Máster ” La Gran Escala. La arquitectura de los nuevos entornos”, em 1996/07/22, pela Universidade Politécnica de Cataluña e a Licenciatura em Arquitectura, em 1994/11/25, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. A sua atividade inclui exposições, instalações, vídeo, atividades performativas e criação de livros-objeto/livros de artista. Desde 2018 desenvolve atividade curatorial. Está representado na Biblioteca Nacional de Arte do Victoria and Albert Museum e na Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian. A sua prática caracteriza-se, fundamentalmente, por ser uma reflexão pessoal sobre a noção do território, através da criação de objetos de matriz fotográfica, redação de ensaios e atividade curatorial. Das exposições em que participou destacam-se aquelas que programou na lógica do curador participante, onde o trabalho curatorial é um prolongamento da prática artística. Foi curador participante na exposição ZineFestPt, no Mira Forum em 2015, extensão do festival dedicada à construção de objectos de matriz fotgráfica nos formatos vídeo e publicação. Foi, igualmente, curador participante na exposição Territórios em Publicação inserida no festival Transversalidade 2019 e III Encontro de Imagem & Território na Guarda, tendo ensaiado em co-autoria a tipologia do livro de artista expandido. Igualmente na mesma condição comissariou duas exposições Memoria Líquida, uma na Casa da Imagem em Vila Nova de Gaia, e outra no Museu da Água da EPAL em Lisboa, esta subsidiada pela DGARTES. Publicou, em 2022, pela msdm publications, o ensaio escrito e visual The Expanded Practice of the Artsist’s Book. Actualmente, é investigador no Doutoramento em Artes Plásticas na FBAUP. Na sua investigação, interessa-se pela fotografia de grande formato como mecanismo operativo de investigação. Instrumental na problematização da tripla assunção da técnica: a dos objectos, a do medium fotográfico e a do aparato fotográfico. São centrais nesta reflexão, também territorial, os sistemas técnicos de abastecimento de água fotografados através de processos de indexalidade e abstração. A instalação fotográfica surge aqui como dispositivo de tradução das questões da investigação em materialidades reprodutivas da água como medium.

 

Título da tese
Paisagem Técnica das instalações da Águas e Energia do Porto: um contributo para a representação do território

Referência FCT
2022.11184.BD

Resumo
Esta investigação coloca a possibilidade de um alargamento da representação que a fotografia faz do território, abrindo a possibilidade da expansão do pensamento critico sobre a relação entre território e paisagem. Propõe-se aqui a hipótese de que as fotografias industriais do sistema de abastecimento de água, criador de paisagens técnicas, contribuam para esta problematização através da refotografia das instalações e do estudo do arquivo histórico da companhia da Águas e Energia do Porto. Procurar-se-á neles, conceitos-chave sobre a natureza fotográfica da representação territorial e, em particular, a deste sistema técnico com a cidade. Haverá uma componente escrita e outra visual que se apoiarão, respetivamente, no levantamento do estado da arte e na utilização da fotografia para, a partir deste estudo de caso, pensar a natureza fotográfica desta representação territorial. O trabalho final será pensado e visibilizado em contexto expositivo.

Orientação
Paulo Catrica (orientação), Susana Lourenço Marques (co-orientação) e Pedro Bandeira (co-orientação)

 

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