O grupo de investigação enquadrado no programa de investigação em “Produção Artística, Processos e Estudos Tecnológicos” teve como base o projeto semente denominado “Pure Print” (2012-2021) conduzido no âmbito da investigação artística em gravura nos espaços oficinais da FBAUP. A introdução precoce de uma metodologia de investigação baseada num princípio de arqueologia tecnológica, diferenciou o que aí passou a construir-se em articulação com as atividades programadas. Ambas as vertentes demonstraram-se oportunas para um enriquecimento de dados, facilitaram e estimularam os contributos de investigadores externos à instituição e gradualmente conduziram à identificação e intensificação de ensaios dirigidos ao estudo de problemas tecnológicos concretos. Ao longo dos anos, constituíram-se novas linhas temáticas em parte dedicadas ao estudo de caso de arquivos, coleções públicas e privadas.
A abordagem a formas de reprodução da imagem situadas nas suas versões tradicionais como vulgares, reprográficas, fotomecânicas e os hibridismos tecnológicos no passado usados ao serviço da disseminação da imagem, continuam a carecer de questionamento laboratorial, deficitário senão ausente em contexto português. O exercício de dar a conhecer tais práticas e através destas permitir o acesso ao potencial de abertura experimental intrínseco a cada processo; a proposta de recondução individualizada à prática artística segundo os interesses formulados por cada investigador; a documentação dirigida a repor como se desenvolvem e geram as interações entre os vários intervenientes como modelos de prática em investigação artística; a interrogação de cariz técnico-científico conduzida com o sentido de reativar para preservar, divulgar um património gráfico constituído por um universo de práticas, tecnologias e processos de impressão invisíveis ao público, confluem numa questão fundamental para o grupo: desenvolver abordagens originais à investigação artística como modelo de reinterpretação da imagem.
Entre estes dois focos de atenção, abordagem técnico-científica e poética individual, é a primeira assente numa metodologia investigativa baseada na arqueologia tecnológica, a criar uma linguagem e estratégias de comunicação comuns ao grupo “Pure Print Archeology”. Retomando o histórico de atividade de investigação em torno da impressão e um segundo termo firmado como estratégia – arqueologia – adota-se um modelo de trabalho baseado nas colaborações interdisciplinares e partilha de dados em projetos ensaio articulados entre si ou autónomos, e com um carácter sistémico. O nome insiste também numa situação paradoxal que é estabelecida pela imagem impressa, considerando as suas características interdisciplinares e interações com diversas outras áreas, em especial no contexto da arte contemporânea, que impacta inexoravelmente em relações históricas sobre as categorias tradicionais das Belas Artes, ao que esta dialoga com processos e técnicas que transitam para além dela, em contextos diversos, promovendo conexões entre ciência, arte, design, sociedade, etc. É uma atenção a estes processos gráficos na sua abrangência disciplinar, que o grupo se propõe, em particular, assumir um papel relevante. Para tal o grupo concebe um programa regularmente revisto de estudos dirigido aos territórios históricos e tecnológicos da reprodutibilidade da imagem. Propõe como estratégia o trabalho de campo conduzido em ateliers, espaços oficinais, em contexto museológico e de arquivo, empresarial, comércio local e no território. O grupo propõe ainda manter uma programação regular de seminários, exposições, workshops, demonstrações, programas de artista em residência, tutorias especializadas, de proposta curatorial coerente com os propósitos de investigação e promover uma prática editorial experimental incorporando as tecnologias tratadas.
Da equipa constam membros integrados e colaboradores com participação em projetos anteriores, estudantes de doutoramento estando prevista a intervenção de especialistas das mais variadas áreas da Pintura, Design, Desenho, Fotografia, Escultura, entre outras.
Moderadora
Graciela Machado (investigadora integrada)
Membros integrados
Claúdia Amandi, Cristina Ferreira, Domingos Loureiro, Pedro Amado
Membros externos
Rui Santos, Paula Almozara
Membros colaboradores
António da Silva, Catarina Marques da Cruz, David Lopes, Flor Ceres Rabaçal, Marta Belkot, Rui Ferro
Leaflet Modos de Editar
Reserva Tecnológica n.1
Verniz Mole — [Arqueologia Tecnológica]