manual
Este manual resulta de um exercício de investigação dirigido à sistematização tecnológica em torno da gravação sobre vidro enquanto peça final e à aplicação na área da gravura sob a forma de Vitrogravura.
Neste conjunto de pesquisas, inicialmente enquadradas no projeto pluridisciplinar “Vidro e Impressão: criação de substratos e matrizes de impressão alternativas”, procura-se demonstrar como as técnicas clássicas de impressão – a calcografia, a xilogravura, a litografia – podem ser criadas tendo o vidro como matriz e beneficiar deste diálogo.
O manual procura sublinhar o papel fundamental da investigação tecnológica e a pertinência de um aprofundamento tecnológico nos percursos formativos e apresenta textos e obras que contribuem para mostrar como este tipo de exploração integra os limites tecnológicos da prática artística, e os reconduz à prática artística. Desenvolvido para demonstrar resultados e estimular a experimentação, concilia uma breve relação entre procedimentos históricos da gravura e as áreas tecnológicas nas quais o vidro se revela competente como alternativa matricial às técnicas elencadas, com vista a potenciar novas formas de trabalhar a imagem sobre e a partir do vidro.
Tão essencial como o levantamento sobre os componentes das tecnologias de impressão que são compatíveis com a produção em vidro, é a sua aplicabilidade em contextos oficinais concretos. Neste contexto, é realizada uma breve compilação dos processos em torno do vidro que foram testados como alternativas viáveis para a aplicação no campo da gravura, na construção de matrizes. Assim, foi realizada uma sistematização das técnicas a frio, por subtração do vidro – a gravação, com pontas de diamante, jato de areia; e, das técnicas a quente, por adição do vidro – o kilncasting (casting, pâte-de-verre) e o sandcasting; não sem deixar afinal de demonstrar que também os seus limites e desvantagens podem ser criativos.
Esta publicação faz parte de uma série de manuais produzidos no contexto do projeto Pure Print, que aborda a gráfica contemporânea de campo expandido, insistindo e implementando o cruzamento com áreas tecnológicas como o Vidro, Cerâmica, Fotografia, Desenho e Pintura.