book
Pedras tem como premissa olhar as marcas resultantes das atividades mineiras em três territórios diferentes, no eixo que vai de Valongo a Castelo de Paiva e Arouca.
O pequeno opúsculo Pedras foi feito para acompanhar a exposição homónima de Carla Cruz, Cláudia Lopes e Miguel Leal no Museu das Trilobites e no Mosteiro de Arouca, entre 20 de Dezembro de 2022 e 21 de Janeiro de 2023. Com concepção gráfica de Joana Lourencinho Carneiro e impressão por Joana & Mariana em Riso Print, o seu formato é inspirado num antigo opúsculo ainda à venda no Mosteiro de Arouca. São 12 páginas em que se ensaia graficamente duas ideias importantes do trabalho que conduziu a esta exposição — por um lado, que o mundo subterrâneo é uma paisagem mental e, por outro, que uma percepção é uma alucinação verdadeira —, incluindo também nas suas páginas centrais um excerto do livro Volfrâmio, de Aquilino Ribeiro.
Carla Cruz, Cláudia Lopes e Miguel Leal trabalharam sobretudo em volta do território do Geoparque de Arouca. Dos resíduos depositados em escombreiras, dos resíduos arquitectónicos, mas também dos resíduos político-poéticos deixados na paisagem e nos corpos, na memória das gentes e da terra, resulta em parte esta exposição.
A exposição foi desenvolvida no âmbito do projeto de investigação SHS – Soil health surrounding former mining areas: characterization, risk analysis, and intervention – NORTE-01-0145-FEDER-000056, uma parceria entre a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (através do i2ADS), Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto.