Liliana Couto

Faculty of Fine Arts of the University of Porto

collaborator researcher

Liliana Alves Couto. Concluiu o(a) Mestrado em Mestrado em Ensino e Artes Visuais do 3º Ciclo Ensino básico e Ensino Secundário (2ºciclo, profissionalizante) em 2011 pelo(a) Universidade de Aveiro e Licenciatura em Licenciatura em Arquitectura em 2004 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Arquitectura. É membro integrado não doutorado no(a) Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Frequenta Curso Doutoral em Educação Artística, Faculdade Belas Artes-Porto; concluiu 1ºano(2012-2013) e 2ºano(2013-2014), está inscrita no 3ºano. Em Maio 2013- tornou-se membro do i2ADS – Instituto no(a) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes. Actua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Arquitectura e Design em relação estreita com a área da educação (ciências sociais). No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: arte; educação; arquitectura. Actual interesse de investigação: Relação simbólica/sensitiva-espaço escolar-conhecimento & processos de subjetivação, identidade e cultura Visual; métodos de investigação e práticas didático-pedagógicas diversas em educação artística -reconhecer processos de mudança e um novo entendimento pedagógico no quotidiano presente da educação formal/informal, curriculum oculto/ pedagogia invisível; -compreender as relações entre desenvolvimento, criatividade e expressão artística na educação, onde a reflexão contribua para o desenvolvimento duma consciência critica sobre o espaço escolar, a produção de novo conhecimento a partir de arquivos de narrativas diversas (texto; foto; desenho; som…) e as possibilidades da sua utilização em processos de subjectivação pela activação de mecanismos sensitivos/simbólicos, na relação entre o jovem estudante com o espaço escolar mais significativo; identificar novas formas de sociabilidade do jovem na sociedade e ambiente escolar numa perspectiva educacional, critica, formativa e artística. Outras competências/actividades: Assumir um posição crítica e reflexiva enquanto profissional no quer no domínio do ensino ( professora do 3º ciclo EB e Secundário de disciplinas de artes Visuais) e enquanto arquitecta, com o objectivo de ser um agente capaz de contribuir e promover a mudança social que possa conduzir a um progresso e transformação; questionando metodologias tradicionais lidando com diversos métodos interpretativos de analise e qualitativos; privilegiar o desenvolvimento de novo conhecimento relativo ao papel das artes em diversas configurações educacionais explorando a sua integração e o seu impacto.

 

More info