Grécia Paola

Faculty of Fine Arts of the University of Porto

phd student // FCT studentship

Grécia Paola Matos é uma artista plástica e investigadora Luso-Venezuelana. Concluiu o Mestrado em Artes Plásticas-Escultura em 2019 pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto com o Projeto de Mestrado intitulado – Uma Vontade Inesgotável de Infinito: Um exercício de esculpir o tempo na prática autoral; e concluiu a Licenciatura em Artes Plásticas-Escultura pela mesma instituição. Questões em torno do gesto e da ação, do movimento, do desejo, do corpo, do tempo e, em particular, da efemeridade materializam-se através da prática espacializada da escultura, do desenho e do vídeo. Desenvolve uma proposta plástica e de investigação baseada na tríade Corpo, Vontade e Matéria referenciada em jornais, periódicos, catálogos e revistas online. As exposições individuais e coletivas em que tem vindo a participar desde 2011, promovem o pensar do objeto artístico dentro e fora do espaço institucional. Estes momentos estimulam uma reflexão fruto de uma conceção do corpo que toca, através da plasticidade, a Psicofisiologia de Nietzsche. Na sua produção plástica, e numa época de extrema visibilidade, o olho é convidado e seduzido a querer entrar no não imediato. As relações interdisciplinares são estimuladas pela participação em projetos, montagens de exposição e em performances da autoria de outros artistas. Tais experiências problematizam diferentes estratégias plásticas e de investigação que nutrem a colaboração que Grécia Paola Matos desenvolve no ciclo de encontros CEM ¿ Corpo, Espaço e Matéria do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) enquanto Investigadora Júnior, e na parceria artística entre as instituições de ensino superior: Paris College of Art (Paris) e Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Atualmente está a fazer um Doutoramento financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

Thesis title
An Inexhaustible Will of Infinity: the transmutation of bodies in the materiality of time

FCT reference
2021.05463.BD

Abstract
The Research examines how will, inventiveness and time affect artistic production. It also studies their implications in the creation, transmutation and destruction of a body conceived as matter in movement. One analyzes how one’s body and gestures act on another body (sculptural object) through the creative will. This Research problematizes the artistic-conceptual dimension of the body-object in the exploration of the ephemeral, mutability, and disappearance. If gesture and movement permeate matter, one seeks how will to power, inventiveness and temporality act as creative agents. This Artistic Research articulates the process of making-thinking and of thinking-making. It intersects critical artistic production with a reflective thinking exercise based on references from Art and Aesthetics. This project seeks to contribute to a greater consistency of practical-theoretical research, and the artistic object is emphasized as a polysemous engine (self)generator of thought and other objects.

Supervision
Rute Rosas (supervisor), Mónica Cerrada Macías (co-supervisor) and Filipa Cruz (co-supervisor)

 

More info