Anna Cosentino

Faculty of Fine Arts of the University of Porto

Anna Carolina Coelho Cosentino. Doutoranda no Programa Doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto (FBAUP e FPCEUP) em co-tutela com a Universidade de Lisboa (IE e FBAUL) (2018-); Mestre pelo Programa de Artes Visuais UFPE/UFPB (2018); Especialista em Teoria e Prática da Psicologia Junguiana – Universidade Veiga de Almeida, RJ (2011); Especialista em Arteterapia – Clínica Pomar, RJ (2009); MBA Executivo em Finanças Empresariais – Fundação Getúlio Vargas, RJ (1999); Graduada em Economia pela UFPE (1998). Professora Convidada do Programa Associado de Pós-graduação em Artes Visuais (UFPE/UFPB)(2022-); Professora Visitante Voluntária da Graduação em Artes Visuais (UFPE)(2021); Professora de Artes Performativas, A Oficina/CIAJG, Guimarães/PT (2019-2021). Experiência na área de Artes, com ênfase em Arte/Educação, principalmente nos temas Feminismos e Antropologia do Imaginário. Presidente eleita da Associação Pernambucana de Arteterapia (2012-2014), Membro da Associação Ylê Setí do Imaginário (Recife, PE), do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Imaginário (UFPE), do Centre de Recherches Internationales sur l’imaginaire – Grenoble, FR, da Associação Pernambucana de Arteterapia (Arte-PE). Investigadora na área da Educação que promova o debate decolonial, anti-racista e as formas de educação criativa e libertárias, envolvendo a afetividade e a valorização da humanização no processo de ensino-aprendizagem.

 

Theses title
The dawn of women artist-teachers at FBAUP

FCT reference
2022.12105.BD

Abstract
The investigation seeks a history of the feminine in art teaching at ESBAP, then FBAUP, in order to understand how gender and patriarchal issues limited, silenced and made other possibilities and figures in specialized artistic education unfeasible and above all, what were the strategies of power and knowledge that justified such exclusions. In official archives and in oral history we look for silenced struggles and stories, asking ourselves what they can teach for a more pluralistic future of artistic education.

Supervision
Cat Martins

 

More info