open class

Art and Computation — com Miguel Carvalhais

O que é a arte computacional? Como é que ela nos envolve em relações artísticas inéditas, tornando-nos em parte das obras e em seus agentes transformadores?

  • 25 May 2022
  • 4:00 PM
  • Aula Magna da FBAUP

Miguel Carvalhais apresenta o seu novo livro ‘Art and Computation’ numa Aula Aberta no Doutoramento em Artes Plásticas da FBAUP. Este livro reflete sobre como a computação causa uma mudança ontológica que promove o dinamismo, causalidade e cognição a componentes centrais na arte, nas práticas artísticas e na estética. A arte computacional é mais conceptual do que perceptual; é performativa, experiêncial, situada, experimental, criativa e intersubjetiva. É instável, generativa e irredutível, e possui um potencial transformador único. Arte e Computação analisa a computação enquanto ferramenta, material, meio e arte, e o desenvolvimento de experiências estéticas baseadas no nosso envolvimento e sintonia com a essência computacional da arte.

 

_
Miguel Carvalhais investiga as práticas criativas com sistemas computacionais, como estes são lidos, e como a descoberta e interpretação procedimentais são fundamentais para a criação de significado e para a experiência estética. A sua prática artística abarca música, arte sonora, performance, audiovisuais, e instalações sonoras. É professor auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e dirige a Crónica, editora de música experimental e arte sonora, e a conferência xCoAx (sobre computação, comunicação, estética e X). É o autor de “Art and Computation” (2022) e “Artificial Aesthetics: Creative Practices in Computational Art and Design” (2016). http://carvalhais.org