Liliana Couto
Faculty of Fine Arts of the University of Porto
integraded researcher
Faculty of Fine Arts of the University of Porto
integraded researcher
Liliana Alves Couto. Concluiu o(a) Mestrado em Mestrado em Ensino e Artes Visuais do 3º Ciclo Ensino básico e Ensino Secundário (2ºciclo, profissionalizante) em 2011 pelo(a) Universidade de Aveiro e Licenciatura em Licenciatura em Arquitectura em 2004 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Arquitectura. É membro integrado não doutorado no(a) Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Frequenta Curso Doutoral em Educação Artística, Faculdade Belas Artes-Porto; concluiu 1ºano(2012-2013) e 2ºano(2013-2014), está inscrita no 3ºano. Em Maio 2013- tornou-se membro do i2ADS – Instituto no(a) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes. Actua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Arquitectura e Design em relação estreita com a área da educação (ciências sociais). No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: arte; educação; arquitectura. Actual interesse de investigação: Relação simbólica/sensitiva-espaço escolar-conhecimento & processos de subjetivação, identidade e cultura Visual; métodos de investigação e práticas didático-pedagógicas diversas em educação artística -reconhecer processos de mudança e um novo entendimento pedagógico no quotidiano presente da educação formal/informal, curriculum oculto/ pedagogia invisível; -compreender as relações entre desenvolvimento, criatividade e expressão artística na educação, onde a reflexão contribua para o desenvolvimento duma consciência critica sobre o espaço escolar, a produção de novo conhecimento a partir de arquivos de narrativas diversas (texto; foto; desenho; som…) e as possibilidades da sua utilização em processos de subjectivação pela activação de mecanismos sensitivos/simbólicos, na relação entre o jovem estudante com o espaço escolar mais significativo; identificar novas formas de sociabilidade do jovem na sociedade e ambiente escolar numa perspectiva educacional, critica, formativa e artística. Outras competências/actividades: Assumir um posição crítica e reflexiva enquanto profissional no quer no domínio do ensino ( professora do 3º ciclo EB e Secundário de disciplinas de artes Visuais) e enquanto arquitecta, com o objectivo de ser um agente capaz de contribuir e promover a mudança social que possa conduzir a um progresso e transformação; questionando metodologias tradicionais lidando com diversos métodos interpretativos de analise e qualitativos; privilegiar o desenvolvimento de novo conhecimento relativo ao papel das artes em diversas configurações educacionais explorando a sua integração e o seu impacto.
More info