livro

Escombreiras: Soil, Health and Surrounding

Esta publicação documenta o processo de trabalho e os resultados das 5 residências artísticas realizadas no âmbito do Projecto SHS – Soil health surrounding former mining areas: Characterization, risk analysis, and intervention.

Escombreiras

O Projecto SHS – Soil health surrounding former mining areas: Characterization, risk analysis, and intervention, envolveu o Instituto de Ciências da Terra (ICT), FCUP, o Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), FEUP, o Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP), FCUP, o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP), FLUP, e o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS), FBAUP. Foi ao i2ADS que coube enquadrar e promover estas residências, que tiveram lugar nos territórios entre Valongo, Pejão e Regoufe escolhidos como objecto do SHS. Para esse trabalho partiu-se do entendimento que cabe à prática artística produzir outras epistemologias, por vezes visionárias e seguramente alternativas, capazes de complementar e confrontar abordagens mais científicas, como foram as que tocaram aos restantes intervenientes no projecto.

Os artistas em residência foram Graciela Machado, Susana Soares Pinto, Miguel Leal, Carla Cruz/Claudia Lopes e Domingos Loureiro. As metodologias de trabalho e os territórios escolhidos foram distintos, dividindo-se os períodos de residência ao longo dos mais de 2 anos de duração do projecto SHS. Dessas residências resultaram 5 publicações, várias intervenções e exposições em Valongo, Castelo de Paiva e Arouca e, finalmente, uma exposição, “Escombreiras”, que teve lugar em Maio-Junho de 2023 no Laboratório Ferreira da Silva, localizado no Pólo Central do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.