Ludic Talk #2 — Playing with media

Na segunda conversa lúdica, o artista Limamil irá discutir alguns dos processos criativos que desenvolveu nos últimos 20 anos que tensionam limites técnicos, físicos e conceituais dos objetos/meios da imagem.

• 5 Dezembro 2023
  • Sala PS01, FBAUP + Online

Ludic Talk 2

com Limamil
Playing with media
Como a apropriação e a intervenção de media industriais, históricos, obsoletos ou esquecidos pode ajudar a questionar entendimentos pré-estabelecidos ou inexplorados da cultura dos meios? Com base nessa provocação, Limamil discutirá alguns dos processos criativos que desenvolveu nos últimos 20 anos que tensionam limites técnicos, físicos e conceituais dos objetos/meios da imagem. São projetos que, ao explorar programas, funções e fusões tecnológicas, jogam com a noção de automatismo e controle do processo.

05.12.2023, 17h30, Auditório do Pavilhão Sul, FBAUP + online
Moderação: Camila Mangueira, investigadora integrada do i2ADS

Os interessados devem inscrever-se via formulário, informando o tipo de participação (presencial ou online).

João Lima (Limamil) possui uma inquietação persistente com os objetos/media da imagem, jogando com eles como matéria crítica e criativa de projeto. É mestre em Arte e Multimédia na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) com a investigação sobre foto-instalação. Foi docente na Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e no International Center of Photography (ICP) em New York. Atualmente trabalha na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) como técnico superior de Fotografia. Paralelamente, desenvolve projetos como comissário e artista, e realiza documentação fotográfica para instituições públicas e privadas desde 1997. Sua produção criativa está representada em diversas instituições e colecionadores particulares nacionais e internacionais.

A série Ludic Talks (Conversas Lúdicas) é uma iniciativa do Grupo de Interesse em Interfaces Lúdicas e Design Especulativo (iLudens).

Essa conversa lúdica decorre no âmbito do projeto de investigação Media Filosóficos (PhilMe) em diálogo com iLudens.