PhilMe

Media Filosóficos: Desenvolver a Literacia e a Circularidade dos Objetos Técnicos

Projeto de investigação | FCT/CEEC

Computação, Práticas Híbridas e Cultura
  • Referência
  • CEECINST/00103/2021
  • Período
  • 17.06.2024 — 16.06.2028

As rápidas e contínuas transformações tecnológicas das últimas décadas, aliadas a uma cultura de obsolescência, estão contribuindo para um cenário catastrófico de degradação ambiental, consumo de recursos naturais, poluição do solo e produção de lixo eletrônico. O impacto da extração e processamento de recursos para sustentar o consumo global está a comprometer o futuro e exige uma resposta urgente e novas filosofias dos media e das mediações que nos auxiliem a redefinir a relação com a tecnologia.

Tal cenário contribui para um problema crescente enfrentado por muitas instituições, especialmente as de ensino superior público: a falta de políticas de reutilização ou descarte de equipamentos em desuso e, consequentemente, o acúmulo de um número considerável de objetos técnicos que demandam vastos recursos para manutenção.

Diante disso, como podemos explorar o acervo de objetos técnicos encontrados na UP para questionar o consumo da tecnologia e promover a literacia mediática com a colaboração da comunidade? Como esses objetos podem ser catalogados, arquivados e acessíveis de forma significativa? Como podemos promover a circularidade dos media nas universidades?

PhilMe irá promover, com o envolvimento crítico e criativo da comunidade, a literacia e a circularidade dos objetos técnicos no ensino superior.

Ao explorar a ecologia dos objetos técnicos encontrados na UP, o projeto pretende:

1) Descobrir comunidades de uso em torno dos objetos compreendendo o seu papel nos métodos e metodologias educativas da UP e recolher histórias situadas.
2) Conectar artistas e designers a objetos técnicos para explorar soluções experimentais para remediação e circularidade.
3) Promover a prática com os objetos técnicos históricos para uma literacia dos media.
4) Explorar abordagens inovadoras para catalogar e digitalizar os objetos para promover a acessibilidade mediática através de um arquivo multimodal.
5) Desenhar um roteiro para a (re)utilização e (re)apropriação sustentável das tecnologias mediáticas no ensino superior.

O engajamento crítico e criativo com os objetos técnicos é orientado por uma investigação transdisciplinar que reúne metodologias da arqueologia dos media e do design crítico em alinhamento com a abordagem da Metaimagem, a qual compreende a imagem como objeto processual.

  • Investigadora responsável
    Camila Mangueira

  • Equipa
    Fabrício Fava, João Lima, Miguel Carvalhais