DRAWinU — Reunião de Arranque

É com prazer que anunciamos o arranque do projeto de investigação DRAWinU, uma iniciativa conjunta de investigadores do i2ADS, CMUP e i3S.

• 20 Dezembro 2021
  • Museu da FBAUP

Na primeira parte, Deanna Petherbridge fará uma introdução sobre o desenho na sociedade e o seu ensino entre disciplinas.

Gemma Anderson apresenta “Representing Biology as Process”, um projeto motivado pelo entendimento centrado no processo em biologia. Este projeto aborda a necessidade de novas práticas de produção de imagens para a representação dinâmica de sistemas vivos numa colaboração entre arte, biologia e filosofia.

A propósito do lançamento do seu livro “The Value of Drawing Instruction in the Visual Arts and Across Curricula: Historical and Philosophical Arguments for Drawing in the Digital Age” (Routledge, 2021), Seymour Simmons aborda os potenciais desafios e oportunidades para o ensino do desenho hoje nas áreas artísticas e entre disciplinas. Simmons apresenta estes tópicos em relação a cinco paradigmas para o ensino-aprendizagem do desenho: como projeto, observação, experiência e experimento, como expressão e como linguagem visual.

Na segunda parte a equipa de DRAWinU fará a apresentação global do projeto e das atividades que serão desenvolvidas nos centros e áreas científicas da Universidade do Porto que colaboram nesta investigação: a microbiologia e a bioquímica, as ciências naturais, a engenharia mecânica, o desporto, a investigação do território, a arquitetura e as neurociências.

Reunião Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82230415332?pwd=dVJEZkRodVgvK3RqTlMwWDUzUkJ6UT09
ID da reunião: 822 3041 5332
Senha de acesso: 884249

Sobre o DRAWinU
DRAWinU é um projeto de investigação sobre o desenho na cultura STEM no Ensino Superior Português, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/ART-OUT/3560/2021) e motivado por três questões fundamentais:

a) Como é que as atividades de desenho no Ensino Superior refletem as formas epistémicas de pensamento dos profissionais de áreas STEM?

b) Que processos de ensino-aprendizagem podem ser promovidos por atividades de desenho para capacitar a compreensão de conteúdos visuais, espaciais e temporais em áreas STEM?

c) Que novos métodos de visualização do pensamento pelo desenho e conhecimento incorporado em áreas STEM podem ser desenvolvidos no quadro da investigação artística, abrindo um intercâmbio criativo capaz de informar o ensino e a investigação, tanto na arte como na ciência?

14h30 – Boas vindas e apresentação geral do projeto

14h40 – Deanna Petherbridge, Notas introdutórias.

14h50 – Gemma Anderson, “Drawing as a Way of Knowing in Art and Science”.

15h10 – Seymour Simmons, “The Value of Drawing Instruction in the Visual Arts and Across Curricula: Historical and Philosophical Arguments for Drawing in the Digital Age”.

15h40 – Apresentação dos membros da equipa e das áreas que vão ser abordadas.

15h55 – Apresentação do catálogo da exposição  de investigação “Ver, querer ver, dar a ver – Desenhar entre Fronteiras na Universidade do Porto”

16h00 – Encerramento da reunião pública.

16h20 – Reunião do grupo DRAWinU

Com:
Deanna Petherbridge (Artist, Professor Emeritus, University of the West of England, Bristol).

Gemma Anderson (Artist, University of Exeter).

Seymour Simmons (Professor of Fine Arts Emeritus, Winthrop University).

Mário Bismarck (i2ADS-FBAUP), Cláudia Amandi (i2ADS-FBAUP), Flávia Costa (i2ADS), J. Jorge Marques (i2ADS-FBAUP), Maria Helena Matos (CMUP-FCUP), Maria Manuela Lopes (i3S), Paulo Luís Almeida (i2ADS-FBAUP), Pedro Alegria (i2ADS), Sílvia Simões (i2ADS-FBAUP), Vasco Cardoso (i2ADS-FBAUP), Vítor Silva (i2ADS-FAUP).