DRAWinU

Desenhar entre Fronteiras na Universidade: Aprendizagem, Investigação e Comunicação pelo Desenho na Universidade

Projeto de investigação | FCT/ICDT

Desenho entre Disciplinas
  • Referência
  • PTDC/ART-OUT/3560/2021
  • Financiamento
  • € 232.473,86
  • Período
  • 15.10.2021 — 14.04.2025
  • Site do projeto
  • https://drawinu.fba.up.pt/

O projeto DRAWinU (DOI 10.54499/PTDC/ART-OUT/3560/2021) pretende realizar um estudo longitudinal sobre o uso do desenho no âmbito da Universidade, para desenvolver novas estratégias de ensino e competências de investigação baseadas no desenho no Ensino Superior. DRAWinU tem o seu foco no impacto educativo, na promoção do pensamento criativo, no pensamento visual, do projeto e da disseminação do conhecimento através do desenho. O quadro deste estudo são as unidades de investigação e salas de aula de Faculdades da Universidade do Porto (UP). A UP proporciona um contexto em que o desenho pode ser abordado num quadro de referência comum em que a Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática (STEM) e Arte coexistem: ao confrontar as suas diferenças, podemos compreender as suas dinâmicas comuns.

É geralmente aceite que a prática do desenho produz circuitos cruzados entre perceção ativa, cognição e criatividade, tendo um papel constitutivo na produção do conhecimento. Nos últimos anos têm aumentado as investigações baseadas em desenho, focadas em novas abordagens para integrar o desenho nos currículos do ensino universitário, como meio de potenciar a literacia geral, participar na resolução de problemas e nos processos de observação e descoberta no âmbito das áreas STEM. Esta tendência acompanha a crescente consciência do impacto das práticas artísticas e do desenho na viragem educativa das áreas STEM, complementando o conhecimento adquirido por outros meios imagéticos, numéricos e textuais.

Contudo, não se conhece um estudo longitudinal sobre o impacto experiencial do desenho no contexto da Universidade Portuguesa, que reúna as diferentes perspetivas de quem usa o desenho fora das áreas criativas a que está normalmente associado. Desta lacuna resulta uma incerteza relativa às abordagens que podem ser mais efetivas para métodos baseados no desenho aplicados à investigação e aprendizagem.

O grupo é composto por artistas, investigadores e professores na área do desenho. O seu objetivo comum é promover estratégias investigativas pelo desenho na arte e ciência, procurando ultrapassar as barreiras que definem as duas culturas na Universidade. É apoiado por uma rede de consultores nas áreas de incidência do estudo.

 

O projeto está dividido em três partes:

1. A primeira parte consiste no levantamento e documentação de atividades de desenho realizadas na aprendizagem e investigação na Universidade. Tem por base a observação em aula e unidades de I&D e o registo de entrevistas, resultante numa seleção de dados feita em colaboração com os consultores das áreas estudadas. Esta inventariação está ligada à perceção com que os informantes consideram a sua experiência de desenho na relação com o conteúdo do conhecimento.

O núcleo deste reconhecimento é constituído pela Faculdade de Desporto (FADEUP), os Departamentos de Mecânica e Engenharia Civil (FEUP), Ciências Naturais e Matemática (FCUP), áreas de Microbiologia e Microscopia (ICBAS), Arqueologia, Cartografia e Geografia (FLUP) e Ciências da Saúde (I3S).

2. A segunda parte está focada na investigação baseada na prática artística realizada pelos artistas investigadores no âmbito do projeto. O seu propósito é confrontar o espaço conjetural da arte e da ciência através do desenho e abordar experiencialmente os meios especulativos destas duas formas de conhecimento. Este componente é orientado em dois sentidos:

– Criação de Laboratórios de Desenho baseados nos conteúdos visuais e espaciais das áreas STEM, para desenvolver novas abordagens reflexivas pelo desenho, capazes de afetar positivamente os resultados de aprendizagem;

– Desenvolvimento de atividades de investigação em desenho entre Arte e STEM. Seja recorrendo a métodos científicos ou à epistemologia da ciência, seja porque se investigam fenómenos não restringidos a uma disciplina científica específica, desenhar entre a Arte e STEM (STEAM) pode gerar novas formas de pesquisa com o objetivo de promover práticas artísticas que revertam novos métodos de volta aos processos STEM

3. A terceira parte analisa os processos de pensamento e comunicação subjacentes à abordagem do desenho aos conteúdos visuais, espaciais e temporais em áreas STEM. Recorrendo a uma abordagem regressiva irá analisar como o desenho lida com conhecimentos complexos e gera um envolvimento ativo com o conteúdo científico. Esta abordagem é enquadrada pela investigação baseada na prática do desenho, por métodos participativos visuais, psicologia da perceção e estudos gestuais

Enquanto método participativo, o desenho encoraja a construção colaborativa do sentido onde o contexto do desenhador é revelado pelo que é desenhado, como é desenhado e pelo que o desenho significa no seu meio. O horizonte desta fase é o conhecimento disseminado das diferentes apreensões do desenho, no cruzamento com outras formas de transmissão de conhecimento não reproduzível como gestos, explicações orais ou demonstrações físicas.

  • Instituições envolvidas
    Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS), FBAUP (Coordenação)
    Centro de Matemática da Universidade do Porto (CMUP)
    Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S)

  • Investigador responsável
    Mário Bismarck

  • Co-investigador responsável
    Paulo Luís Almeida

  • Equipa
    Cláudia Amandi (i2ADS/FBAUP), Flávia Costa (i2ADS/FBAUP), Joaquim Marques (i2ADS/FBAUP), Maria Manuela Lopes (i3S; P.Porto), Maria Helena Matos (CMUP/FCUP), Marina Guedes (Junior researcher), Pedro Silva (i2ADS/FBAUP), Sílvia Simões (i2ADS/FBAUP), Vasco Cardoso (i2ADS/FBAUP), Vítor Silva (i2ADS/FAUP)

  • Bolseira
    Maria Catarina Silva (Research Initiation Grant FCT)

Resultados do projeto DRAWinU

Livro editado
Cardoso, Vasco, Mário Gonçalves Fernandes e Carlos Rodrigues (Eds.). (2021). Representações, Desenhos e Imagens do Território. i2ADS, CEGOT e CITTA.

Relatórios
Relatório de Progresso, Ano 1 — Outubro 2021 – Dezembro 2022. PTDC/ART-OUT/3560/2021.
Relatório de Progresso, Ano 2 — Janeiro 2023 – Outubro 2023. PTDC/ART-OUT/3560/2021.