Seminário — Curadoria e crítica reparatória na plataforma online CREAT_ED

Catarina Martins e Tiago Assis, membros integrados do i2ADS, apresentaram o projeto CREAT_ED: The Historicization of the Creative Child in Education, com particular foco na sua plataforma de arquivo online, na Academia de Curadoria.

O projeto encontra-se em fase de desenvolvimento, contudo a sua plataforma permite estabelecer já fortes articulações entre ensino e investigação. Com o projeto CREAT_ED pretendemos compreender historicamente como a ideia de criança como sujeito criativo foi produzida. Para isso, no interior do projeto construímos uma plataforma web de arquivo onde carregamos diferentes materiais e referências que nos permitam examinar os discursos que fabricaram essa criança. Contudo, não olhamos para esse arquivo como um repositório de materiais. Ele próprio é produtor dos objetos que ali se encontram. Trabalhar com estes, no presente, a partir de um posicionamento epistemológico decolonial, implica trabalhar com, e contra, esse arquivo.

A investigação em Educação Artística apresenta necessidades ao nível das plataformas web que ultrapassam largamente as convencionais. Não se trata apenas da especificidade da educação e da prática artística nas suas problemáticas e singularidades que se reflectem na manipulação multimédia, mas também, pela necessidade de múltiplas formas de tratamento de dados que não se restringem a meras indexações e exigem novas formas de manipulação, intersecção e visualização. A investigação e tratamento de dados, torna-se assim num espaço para a crítica, especulação, experimentação e investigação das próprias plataformas digitais, em diversas vertentes, desde a própria infra-estrutura ao design de interfaces.

Foi nesta amplitude que a equipa de investigadores iniciou a construção da plataforma mas num contexto crítico de restituição e reparação. Para uma curadoria dos materiais neste contexto, estabeleceu-se como 1º objetivo um back office para a inclusão de uma série de referências (bibliográficas, imagens, vídeos) que pudessem ser filtradas, cruzadas e mapeadas. Num 2º objetivo pretendeu-se o mapeamento cronológico desses dados numa timeline. Contudo, a timeline é uma forma de representação imperial que ativa em si mesma a violência de uma história dos dominantes. Sendo um projeto que parte de uma lente anti-colonial, tornou-se necessário desenvolver outras formas de conversão, mapeamento e visualização da informação que permitam diferentes tipos de interação e experiência dos investigadores, quer ao nível da inserção como de manipulação e visualização de dados.

Nesta apresentação Catarina Martins e Tiago Assis falaram sobre todo este desenvolvimento da plataforma rumo a uma curadoria e crítica reparatória.

_________
Catarina Martins (elu/ ela*). Tem Licenciatura em Artes Plásticas- Pintura (Universidade do Porto), Mestrado em Educação Artística (Universidade de Lisboa), Doutorado em Educação (Universidade de Lisboa). Os interesses estão voltados para a história da educação artística numa perspectiva da governamentalidade e decolonial. Atualmente coordena o projeto A Historicização da Criança Criativa na Educação.

Tiago Assis (ele) é licenciado em Design de Comunicação pela Escola Superior de Artes e Design, tem um Master em Produção Multimídia pela Universidade de Barcelona e é Doutor pela Universidade de Valencia. É professor e investigador na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto desde 2008. Atualmente, investiga sobre tecnologia ao nível do poder, da cultura, da identidade e da linguagem no i2ADS- Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade.