catálogo
O número inaugural é dedicado à exposição “Uma Escola Para…”, realizada com estudantes do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (MEAV), em Outubro de 2024 na Casa da Imagem.
LabEA Log é um projecto editorial que publica acções do LabEA – Laboratório de Educação Artística (i2ADS/FBAUP) e das pessoas que o integram. Trata conteúdos que não foram disseminados pelos meios convencionais aquando das suas concretizações, e que se inscrevem aqui num catálogo em inventariação. A sequência de publicação não está submetida à ordem cronológica dos conteúdos abordados, e para a frequência de saída considera-se como critérios a oportunidade e a necessidade de dar visibilidade ao trabalho feito por esta comunidade de investigação. Por serem variados os ritmos de escrita individuais, os de desenvolvimento dos micro-projectos dentro do LabEA, e os de realização de actividades de terreno, a periodicidade de lançamentos é imprevisível.
Enquadrada no largo espectro de actividades do LabEA, a série editorial responde também à necessidade de sistematização da experiência já considerável que se pode destacar da vida deste laboratório. Enquanto material de disseminação, as publicações promovem a continuidade da pesquisa e das práticas decorridas na diversidade de contextos institucionais e informais que o LabEA cruza. Assume-se que a circulação da produção de saber realizado responde às demandas normativas da universidade inserida na economia de conhecimento, ao mesmo tempo que, e com interesse acrescido à circunstância inicial, lhe propicia uma sobrevida sugestiva de novas leituras, novos diálogos e, eventualmente, novas escritas também.
Cada número é a oportunidade de alargar uma comunidade em movimento, ao mesmo tempo que se documenta o que, de outro modo, não resistiria à passagem do tempo.
O número inaugural (Dezembro 2024) é dedicado à exposição “Uma Escola Para…”, realizada com estudantes do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (MEAV), em Outubro de 2024 na Casa da Imagem. O desafio nasceu num âmbito curricular, e ultrapassou-o generosamente. Em Actividades de Iniciação à Prática Docente II (AIPD2), unidade curricular do 2º semestre do curso, Catarina Almeida propôs ao grupo-turma um exercício para se inquirir e experimentar sobre o funcionalismo escolar, a acção docente como prática cultural e a articulação entre o educativo e o artístico no contexto do ensino. O repto foi para que se pensasse criticamente o papel que a dimensão artística poderia desempenhar num contexto de ensino das artes, apelando a que docentes em profissionalização explorassem mais em profundidade as suas formações iniciais nas artes visuais e se fizessem valer das experiências profissionais acumuladas nos terrenos criativos, aqui deslocadas para a escola. Esta, assim, assomou no exercício proposto como tecido social, político, e espaço público passível de ser actuado por estes sujeitos-artistas com agência pedagógica.
A exposição resultante agrega um conjunto de proposições, individuais e colectivas, realizadas por estudantes de AIPD2. As peças foram dispostas no espaço acolhedor da Casa da Imagem, em Vila Nova de Gaia, e delas se mostraram enunciados, registos da sua experimentação e vestígios da realização das propostas. “Uma Escola Para…” ofereceu, ainda, um programa de actividades paralelo, elaborado para activar os enunciados das propostas expostas com participantes interessadas e inscritas nas sessões abertas.
Este primeiro número da série LabEA_LOG reúne algumas fotografias do aspecto geral de “Uma Escola Para…”, lista os trabalhos expostos e nomeia as pessoas participantes, traz o texto da folha de sala da exposição, e a isto acrescenta uma narrativa da experiência da criação gráfica e os materiais de comunicação que o evento desencadeou, redigido por Carolina Sousa e Joana Melo Rocha, estudantes do MEAV e designers, entre outras coisas. Ampliando o seu sentido testemunhal, este último é um texto que também dá conta da ‘dinâmica’ – palavra que se tornou incontornável na cultura daquela unidade curricular – de grupo. É um atestado do compromisso e da cumplicidade entre colegas, e da existência de uma vitalidade que possibilitou que um vulgar exercício curricular se convertesse numa experiência maior e mais complexa, que atravessou a pausa lectiva de Verão e se concretizou quando os estágios do 2º ano já tomavam conta dos dias destas pessoas, mesmo a tempo de receber as colegas do 1º ano que iniciavam o MEAV.
Justifica-se a opção de não trazer para esta escrita os racionais e pormenores dos trabalhos expostos, para assim reservar a possibilidade, já muito conversada, de ainda vir a fazê-lo num catálogo de exposição capaz de retratar o investimento académico e curatorial que o desafio fez acontecer.
A série LabEA_LOG é de vocação digital, para ser descarregada em pdf. Também serão partilhados ficheiros para serem impressos pelos meios ao dispor de cada pessoa leitora.