catálogo
O número inaugural é dedicado à exposição “Uma Escola Para…”, realizada com estudantes do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (MEAV), em Outubro de 2024 na Casa da Imagem.
LabEA Log #1 é um projecto editorial que publica acções do Laboratório de Educação Artística (LabEA) e de seus participantes. Trata conteúdos que não foram disseminados pelos meios convencionais aquando das suas concretizações, e que se inscrevem aqui num catálogo em inventariação. A sequência de publicação não está submetida à ordem cronológica dos conteúdos abordados, e para a frequência de saída considera-se como critérios a oportunidade e a necessidade de dar visibilidade ao trabalho feito por esta comunidade de investigação. Por serem variados os ritmos de escrita individuais, os de desenvolvimento dos micro-projectos dentro do LabEA, e os de realização de actividades de terreno, a periodicidade de lançamentos é, por consequência, imprevisível.
Enquadrada no largo espectro de actividades do LabEA, a série editorial responde também à necessidade de sistematização da experiência já considerável que se pode destacar da longa vida deste laboratório. Enquanto material de disseminação as publicações promovem a continuidade da investigação e das práticas decorridas na diversidade de contextos institucionais e informais que o LabEA acolhe. Assume-se que circulação da produção de saber realizado responde às demandas normativas da universidade inserida na economia de conhecimento, ao mesmo tempo que, e com interesse acrescido à circunstância inicial, lhe propicia uma sobrevida sugestiva de novas leituras, novos diálogos e, eventualmente, novas escritas também. Cada número é a oportunidade de alargar uma comunidade em movimento, ao mesmo tempo que se regista o que, de outro modo, não resistiria à passagem do tempo.
O número inaugural (Dezembro 2024) é dedicado à exposição “Uma Escola Para…”, realizada com estudantes do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (MEAV), em Outubro de 2024 na Casa da Imagem. Este desafio nasce num âmbito curricular, que ultrapassa largamente. Em Actividades de Iniciação à Prática Docente II (AIPD2), unidade curricular do 2º semestre, foi proposto pela docente Catarina Almeida ao grupo-turma um exercício para pensar o funcionalismo escolar, a acção docente como prática cultural e a articulação entre o educativo e o artístico no contexto do ensino. O repto foi para se pensar criticamente o papel que a dimensão artística poderia desempenhar num contexto de ensino das artes, apelando a que docentes em profissionalização explorassem mais em profundidade as suas formações iniciais nas artes visuais e se fizessem valer das experiências profissionais acumuladas nos terrenos criativos, aqui deslocadas para a escola. Esta, assim, assomou no exercício proposto como tecido social, político, e espaço público passível de ser actuado por estes sujeitos-artistas com agência pedagógica. A exposição resultante agrega um conjunto de propostas, individuais e colectivas, realizadas pelas estudantes de AIPD2. As peças foram dispostas no espaço acolhedor da Casa da Imagem, em Vila Nova de Gaia, e delas se mostraram enunciados, registos da sua experimentação e vestígios da realização dessas propostas. “Uma Escola Para…” ofereceu também um programa de actividades paralelo, pensado para activar os enunciados das propostas expostas com participantes interessadas e inscritas.
Este primeiro número da série LabEA_LOG reúne algumas fotografias do aspecto geral de “Uma Escola Para…”, traz o texto da folha de sala da exposição, de Catarina Almeida, e também um relatório da experiência da criação gráfica e proposta de comunicação que o evento desencadeou, escrito por Carolina Sousa e Joana Melo Rocha, estudantes do MEAV. No limite, este último é um texto que pretende dar conta da ‘dinâmica’ – palavra que se tornou incontornável na cultura daquela unidade curricular – de grupo, testemunho da cumplicidade entre colegas, e da energia presente e que tornou possível que um exercício académico se convertesse numa experiência que atravessou a pausa lectiva de Verão e requisitou o esforço adicional do grupo quando os estágios do 2º ano já tomavam conta dos dias das estudantes.
Justifica-se a opção de não trazer para a escrita o pormenor dos trabalhos expostos para reservar a possibilidade, já muito conversada, de ainda vir a fazê-lo num catálogo de exposição capaz de retratar o investimento académico e curatorial que o desafio fez acontecer.
A série LabEA_LOG é de vocação digital, para ser descarregada em pdf. Também serão partilhados ficheiros para serem impressos pelos meios ao dispor de cada pessoa leitora.