revista
With the new academic season Artistic Research Does proudly presents a new contribution for the debate about Artistic Research, by sharing the inaugural lecture held by Janneke Wesseling.
A publicação do número um do Artistic Research Does deixou-nos babados de felicidade. Os comentários e as observações certeiras oferecidas por Annette Arlander foram o início portentoso para pôr em marcha o nosso querido projeto. Com a chegada de uma nova estação académica Artistic Research Does tem o orgulho de apresentar uma contribuição muito especial para o debate sobre Investigação em Arte: a palestra inaugural realizada por Janneke Wesseling (na qualidade de Professora da cadeira recentemente criada de Prática e Teoria de Investigação em Artes Visuais na Faculty of Humanities da University of Leiden, na Academy of Creative and Performing Arts).
A palestra é tão recente quanto Setembro de 2016. Começando com uma tautológica “investigação em arte é investigação levada a cabo por artistas”, este # 2 define uma condição fundamental para a compreensão académica da investigação em arte, ao mesmo tempo que, de alguma forma dá o tom ao texto que se desenrola. Janneke Wesseling empreendeu uma passagem através de algumas das evidências e dos lugares-comuns que ultimamente têm condicionado e caracterizado a investigação em arte, passando por “metodologia”, “ontologia” e “conhecimento”, justamente para oferecer uma visão mais elaborada que enfatiza a dimensão reflexiva que esta prática destes artistas deve comportar. A noção complexa de “experiência” atravessa a compreensão de Wesseling e propõe uma base para pensar sobre o entrelaçamento fundamental da teoria e da prática, da obra de arte e da linguagem, que a investigação tem de definitivamente enfrentar para seu próprio interesse.
Desde que Janneke Wesseling nos visitou na Faculdade de Belas Artes do Porto, há dois anos, que temos estado em contacto e a seguir atentamente o programa PhDArts pelo qual Wesseling é responsável. O PhDArts (baseado na sua maior parte na KABK – Royal Academy of Art / The Hague) é, sem dúvida, um dos principais grupos de investigação em arte na Europa hoje. Por tudo isso, é com grande alegria e gratidão que temos Janneke Wesseling connosco novamente.
Como citar:
Almeida, C. & Alves, A. (Eds.) (2016). Janneke Wesseling. Da Esponja, pedra e o entrelaçamento com o aqui e o agora | Of Sponge, Stone and the Intertwinement with the Here and Now. Artistic research does, (2). https://doi.org/10.24840/978-989-98745-9-6
Artistic Research Does is a series of individual takes published on the topic of artistic research, yet anti-ologically designed. It consists of a number of short authored submissions, conceived under investigation and for the occasion, published in the individual booklets, once a month and bilingual-ly (PT/ENG). Since the editors are not native English speakers and thus are unable to provide professional translations, every and each of their efforts to adapt text will be signed at the end so that the interpretative contingency is kept in mind.