Projeto semente | i2ADS
Prática Artística, Política e Envolvimento SocialO projeto ProT-Porto assenta nas práticas colaborativas de um grupo de investigadores afectos a diferentes unidades orgânicas da UP e funda-se na necessidade de se aprofundar um campo de reflexão teórica sobre o binómio Arte/Ciência na equação ensino/aprendizagem de nível superior em Portugal. Considerando os processos de ensino/investigação desenvolvidos no âmbito das duas estruturas que lhe conferem retaguarda institucional (unidade curricular de 2º ciclo de estudos do MIARQ e um núcleo multidisciplinar e transdisciplinar de pensamento estabelecido entre docentes e investigadores das Faculdades de Arquitectura, Belas Artes e Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto) pretende-se, constituindo-se uma linha integrada de estudos interdisciplinares, divulgar e difundir, mas também ampliar a reflexão nas áreas do conhecimento associadas aos referidos binómios.
Decorrendo de uma necessidade objectiva de contribuir para a fixação da memória colectiva, a propósito da formação e consolidação da “Escola do Porto” e das instituições que, a partir dela, se formaram, considerando contextos nacionais e internacionais, as suas intersecções e interferências próprias e as que, especialmente após a implementação da “Reforma de 1957”, foram criando diferentes formas de afirmação na academia e na sociedade em geral, nos planos académico, profissional, social e político, revisita-se o passado na medida das interrogações da contemporaneidade. Reflectindo sobre o tempo presente, nas esferas da academia, da profissão e da sociedade, espera-se contribuir para a compreensão da situação contemporânea a propósito do estudo, entendimento e interpretação dos processos de transformação no ensino superior científico-artístico em Portugal (1950/2016).
Investigador responsável
Mário Mesquita (FAUP/i2ADS/CITCEM)
Equipa
Isabel Barroso, Noémia Herdade Gomes, Roberto Correia, Teresa Medina
Livro de Atas
Mesquita, Mário (Ed.) (2019). 2ª Jornada em Processos de Transformação no Ensino-Aprendizagem em Arte. i2ADS edições. ISBN: 978-989-54417-8-5