Bioimages

Produção de imagens e seus dispositivos de captura através de processos ecológicos

Projeto semente | i2ADS

Educação Artística, Crítica e Sociedade

O projeto Bioimages pretende problematizar e promover, dentro do campo epistemológico da Educação Artística, novas práticas pedagógicas assentes em princípios sustentáveis e ecológicos. Na virtualização que os meios digitais comportam, está muitas vezes oculta a infraestrutura insustentável que os suportam, com componentes prejudiciais ao meio ambiente. A produção de imagens nessa virtualidade também não propicia a consciencialização do problema. Na educação artística é reconhecida a necessidade da produção analógica de imagens enquanto aprendizagem essencial desta área. Este projecto assenta num eixo tecnológico que se foca sobre processos e tecnologias inovadoras, reduzindo drasticamente a utilização de química tóxica presente nos métodos comumentes utilizados nos laboratórios de fotografia convencionais. O desenho e a construção dessas tecnologias inovadoras e acessíveis, a partir da reciclagem de plásticos e impressão 3D, servirão para auxiliar os processos biodegradáveis de revelação de película fotossensível e as suas aplicações poderão ser múltiplas. Num outro eixo, este projeto apresenta-se como um território potenciador das problemáticas da sustentabilidade, promovendo e problematizando, ao mesmo tempo, novas práticas pedagógicas em Educação Artística.

O projeto Bioimages pretende, através do cruzamento da tecnologia com a educação artística, apresentar um vínculo político com as questões de ordem ecológica e de sustentabilidade ambiental. Que práticas pedagógicas para um mundo mais sustentável podemos encontrar na investigação da produção de imagens e respetivos dispositivos através de processos ecológicos?

  • Instituições participantes
    Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS), FBAUP
    Porto Media Innovation Labs (MIL)
    Coding for Social Impact (CSI)
    Escola Artística Soares dos Reis (EASR)
    Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (LIPOR)

  • Investigador responsável
    Tiago Assis

  • Equipa
    Catarina Almeida, Catarina Martins, João Lima, João Sousa, Ricardo Leite, Sofia Gouveia, Susana Lourenço Marques, Tiago Pinho