2CON

O Contrabaixo Contemporâneo

Projeto semente | i2ADS

Educação Artística, Crítica e Sociedade
  • Referência
  • i2ADS-2023-2CON
  • Financiamento
  • € 2.050,00
  • Período
  • 21.06.2022 — 20.06.2023

Projecto de investigação centrado na prática instrumental do contrabaixo, focado numa interpretação autoral de passagens musicais de contrabaixo em ensemble contemporâneo.

Pretende-se analisar essa problemática, partindo de uma perspetiva da experiência como instrumentista, com mais de 20 anos num grupo profissional de música contemporânea, com prática regular e continuada, sobre um reportório ensaiado, apresentado e vivido em público. Não pretende, por isso, este estudo, abarcar todo o reportório geral para esta formação, mas apenas aquele que foi, de facto, experienciado. Pretende ser um contributo pessoal para aqueles que possam encontrar obras pela primeira vez, como aconteceu comigo, podendo encontrar ajuda e orientação, antecipando os problemas e algumas soluções possíveis para resolver ANTES do primeiro ensaio. Uma parte significativa deste reportório representa estreias absolutas e, consequentemente, um primeiro “burilar” da obra, maioritáriamente na presença do próprio compositor.

O projeto produz a edição de um áudio-livro, com textos alargados a outros investigadores, da área, convidados.

Como acontece há muitos anos, Orquestras, Escolas Superiores de Música e Conservatórios têm vindo a pedir o acesso a edições de passagens de orquestra requeridas em audições. Apesar da existência de diversas edições de “Estudos de Orquestra”, livros sobre passagens de solos e excertos importantes de Ensemble Moderno são quase inexistentes, talvez devido ao menor número de performeres envolvidos ou, provavelmente, ao número de lugares disponíveis e correspondente quantidade de audições para esses lugares, ou ainda, graças à contemporaneidade do material. Todavia, com o aumento de ensembles e grupos especializados por todo o mundo, há uma lacuna na abordagem e no desenvolvimento deste reportório moderno e claramente exigente, que necessita de especial atenção e cuidado.

O trabalho apresentado é um seleção criteriosa de obras que pela sua idiossincrasia são alvo de um olhar analítico, técnico e interpretativo, tendo em conta o foco da sua relevância da linguagem musical. Não poucas vezes, esse foco centra-se numa pequena passagem de um andamento duma peça, que pela sua dificuldade ou particularidade, merece um olhar e uma preparação especial.

Pretende-se desenvolver com os alunos do ensino superior de contrabaixo na ESMAE, através da aplicação das estratégias para cada passagem e consequente gravação video destas interações para possivel visualização dos leitores.

  • Instituições envolvidas
    Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo — ESMAE
    Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto — FBAUP
    Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade — i2ADS
    Fundação Casa da Música
    Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical — CESEM

  • Investigador responsável
    António Augusto Aguiar (i2ADS)

  • Equipa