Sabina Couto

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

estudante de doutoramento // bolseira FCT

Nasceu em 1993. Vive em Marco de Canaveses e trabalha no Porto. Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 2015. Mestre em Pintura na FBAUP, 2017. Atualmente a frequentar o Doutoramento em Educação Artística na FBAUP. Frequentou os workshops em sandcasting na VICARTE, FCT/UNL, 2015 e de maçarico no Cencal da Marinha Grande, 2018. Participou na Universidade Júnior com o curso “Pintura sobre superfícies alternativas”, 2018. Membro dos projetos “Aplicação de esmaltes vítreos luminescentes em vidro artístico” (2018 a 2022) e “Vidro e Impressão: Monocozeduras Sobre Superfícies Vítreas” realizado entre 2015 e 2018. Recebeu Menção honrosa no Prémio Cármen Miranda, em Marco de Canaveses, 2016. Prémio de Mérito Alexandre Viana de Lima de melhor estudante de Mestrado em Pintura, atribuído pela Câmara Municipal de Esposende, 2018 e Menção honrosa no Concurso de objeto público, Hospital da Prelada, 2018.

 

Título da tese
O caminhar pela floresta: a prática dos artistas para estimular uma maior proximidade com a natureza como fonte criativa

Referência FCT
2020.05212.BD

Resumo
O projeto de investigação emerge da consciência de uma perda sucessiva do contato com o espaço exterior e na natureza, nomeadamente: quebra do tempo e espaço para o brincar das crianças tanto em contextos familiares como escolares, e, em especial, em espaços exteriores; desvalorização do contributo das experiências nos espaços exteriores que cresce consoante o aumento da concentração em ambientes urbanos; quase inexistência de contato com os espaços naturais exteriores, que se refletirá na sua pouca exploração, assim como a falta de conexão entre espaço interior e exterior no contexto escolar. Nesse sentido, pretende promover uma pesquisa em Educação Artística que fomente a relação com o território como potência e estímulo criativo, sobretudo nas crianças do ensino básico. Assim, centra-se no potencial pedagógico e desenvolvimento psicomotor das crianças do 1.º e 2.ºˢ ciclos do ensino básico, através do contato direto com a Natureza. De um modo geral, organiza-se pelos seguintes objetivos: 1) Reconhecer/perceber a experiência e contato com a Natureza do ponto de vista pedagógico; 2) Refletir sobre práticas artísticas desenvolvidas em contato direto com os elementos/espaço exterior; 3) Perceber como o contato com o espaço exterior e materiais naturais podem potenciar a inventividade; 4) Fomentar o uso do espaço exterior e proximidade com elementos primários da Natureza a crianças no ensino básico. Portanto, o projeto consiste na elaboração de um plano pedagógico de Educação Artística e educação pela arte, baseado na prática artística desenvolvida por artistas que desenvolveram projetos de contato direto com os elementos e com o espaço exterior.

Orientação
Domingos Loureiro

 

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