Joana Nascimento
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
bolseira FCT // estudante de doutoramento

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
bolseira FCT // estudante de doutoramento
Título da tese
Livro de Artista (lugar e veículo): o campo comum entre arte e educação
Referência FCT
SFRH/BD/145096/2019
Resumo
Livro de artista (lugar e veículo): o campo comum entre arte e educação, é o título de uma investigação de doutoramento em educação artística com base no trabalho de projeto. A fundamentação escrita é motivada pelo trabalho de mais de uma década enquanto artista-educadora-investigadora. O projeto desenvolve-se em torno dos livros de artista e do potencial educativo construído na sua mobilização para o trabalho com crianças entre os 3-9 anos de idade, no contexto da mediação cultural em parceria museu-escola, com foco no Programa de Incentivo à Leitura – Porto a Ler. A investigação procura contribuir para a problematização da ação educativa em contextos diferenciados. O argumento da tese reconsidera as perceções de infância e intimidade historicamente construídas, não como um ponto de partida, mas como um caminho necessário para a desmontagem crítica do discurso normalizado no entendimento da educação, da leitura e da mediação cultural. Assim, reúne-se um conjunto de processos, práticas e metodologias criadas no projeto com livros de artista (2013-2018), questionando a ordem política do programa educativo hospedado em parcerias entre instituições como a escola, o museu de arte, a família, etc. De que forma é que a ideia de infância se implica nas relações adulto-criança-livro que podem ser construídas no trabalho educativo? Como é que essas relações mediadas pelo livro de artista podem constituir um campo concetual comum? O que pode a leitura? O que pode o livro? Perspetiva-se o desenho de uma cosmologia infantil para a construção e experiência do livro de artista na educação artística.
Orientação
Gabriela Pinheiro (orientação) e Isabel Baraona (co-orientação)
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