Ana Allen

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

estudante de doutoramento // bolseira FCT

Título da tese
PAISAGEM MEDIATIZADA – Uma Contemplação Tecnológica da Natureza

Referência FCT
SFRH/BD/143685/2019

Resumo
O projecto tem como premissa inicial a identificação e transposição de assuntos e problemáticas da história da pintura para conceptualizações artísticas contemporâneas. A investigação desenvolve-se no domínio da construção de imagens e, nesse sentido, pretende abordar como a pintura da actualidade pode enquadrar o tema histórico da paisagem e simultaneamente o carácter tecnológico digital que configura as mais recentes ideias, experiências e imagens da contemporaneidade. O projecto assume uma construção teórico-prática assente na construção de um Atlas de Imagens onde a prática de estúdio cria um diálogo entre linguagens distintas – a pintura e a tecnologia digital – enquanto meios de produção de imagens e interpretação da realidade. Centra-se na natureza tecnológica das imagens que definem e constroem a percepção da realidade actualmente, pensando como essa configuração informa a experiência contemporânea da paisagem, e averiguando até que ponto, essa nova mediação de mundo se distancia ou confirma a noção de paisagem culturalmente construída pela representação tradicional da pintura – concepção esta, cultivada e bem enraizada na cultura mundial como tema de grande relevância histórica. O projecto desenvolve-se numa lógica de contrapontos entre a temporalidade passada e presente, entre a noção de natural e de artificial, e ainda, entre a experiência virtual e física. Para tal, identifica estéticas e linhas de pensamento ligadas à tradição paisagística e de que formas tecnológicas e artificiais, essas representações da natureza, emergem em práticas e discursos contemporâneos.

Orientação
Pedro Maia (orientação) e André Rangel (co-orientação)