oficina

Workshop de Desenho Táctil: A Manipulação como Processo de Análise e Representação da Osteologia

O Estudo da Osteologia Através do Desenho: Workshop Colaborativo FMUP – i2ADS/FBAUP

• 24 Maio 2023
  • Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

Como foi a oficina

O workshop de Desenho Táctil debruçou-se num conjunto de experiências sensoriais que privilegiaram a prática do desenho no contacto directo com a osteologia humana. O tacto foi ponto de partida para o construção de várias representações vinculadas à análise das formas, volumes e texturas. Num processo complementar entre a observação e a ação de tatear diferentes tipos de ossos, considerou-se a possibilidade de agregar mais informação no desenho e ampliar desta forma o conhecimento acerca destas estruturas.

Este workshop foi organizado pelo projecto DRAWinU (i2ads-FBAUP) e pela FMUP com o objetivo de potênciar o uso do desenho na recolha de dados importantes acerca do sistema esquelético e contribuir desta forma para o entendimento da tridimensionalidade e consequente amadurecimento da memória visual.

Arquivo

A experiência do desenho pressupõe a manipulação dos materiais e instrumentos utilizados na ação de revelar a grafia dos elementos que se vão inscrevendo no suporte. Independentemente do ponto de partida, vinculado à imaginação ou à perceção da realidade observada, a mão poderá incorporar a função de um sismógrafo que detém a capacidade de registar a informação que lhe é transmitida. Esta função aparentemente acessória poderá ser subvertida se considerarmos a importância do tacto na recolha de dados importantes para a construção de representações exploratórias sobre o sistema esquelético do corpo humano.

O workshop é dirigido a estudantes da FMUP, e tem como objetivo dotar os participantes de capacidades de observação, análise e representação da osteologia através de actividades de desenho.

Organização:
Marina Vale Guedes (FBAUP / i2ADS)
Pórtico (grupo afiliado da AEFMUP)