oficina

Workshop de Desenho de Mapas Metabólicos: Simplificar a Complexidade

A Bioquímica através do Desenho — Workshop colaborativo ICBAS + FBAUP/i2ADS

• 3 Maio 2023
  • Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS)

O metabolismo e sua regulação são aspetos centrais da formação bioquímica. Um mapa metabólico representa um conjunto de reações enzimáticas e as suas interrelações, descrevendo processos fisiológicos e patológicos das células. Fazer essas representações constitui um desafio e neste contexto importará explorar o desenho de mapas metabólicos como uma ferramenta integrante do processo de aprendizagem.

O workshop colaborativo de bioquímica e desenho, de participação voluntária, é proposto como atividade extracurricular. Esta atividade, de conteúdo visual-espacial, procurará desenvolver uma nova abordagem reflexiva sobre a temática, em parceria com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto / i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, no âmbito do projeto de investigação DRAWinU – Drawing Across University Borders (PTDC/ART-OUT/3560/2021).

O workshop é dirigido a estudantes do ICBAS, e tem por objetivo dotar os participantes de capacidades de estudo, memorização e comunicação de mapas metabólicos através de atividades de desenho.

Organização:
Maria Strecht de Almeida (ICBAS), Mário Bismarck (i2ADS/FBAUP), Paulo Luís Almeida (i2ADS/FBAUP), Marina Vale Guedes (i2ADS/FBAUP)

>> Inscrições