exposição

Ver, Querer Ver, Dar a Ver — Desenhar entre Fronteiras na Universidade do Porto

Esta é uma exposição de desenhos, mas não é uma exposição de "arte".

• 15 Julho 2021 —
  • 25 Setembro 2021
  • Reitoria da Universidade do Porto

O desenho que aqui apresentamos não é um fim em si (como objecto artístico), mas é um meio, um instrumento, uma linguagem, um dispositivo que permite a visualização: verquerer ver e dar a ver.

Esta exposição é parte integrante de um projeto de investigação chamado “Desenhar entre fronteiras na Universidade: Aprendizagem, Investigação e Comunicação pelo Desenho”, que pretende estudar que competências e mais-valias pode o desenho potenciar e partilhar com as outras linguagens (escrita e matemática) de modo a constituir modos de ativação de indicadores perceptivos, cognitivos e criativos quando usado nas chamadas áreas STEM (acrónimo em inglês que identifica o conjunto das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

É o resultado de um levantamento, recolha, seleção e organização de desenhos produzidos por diversos autores (estudantes, docentes e investigadores), em diversos contextos (de aprendizagem, de ensino, de comunicação, de projetação) e em diversas faculdades, departamentos e cursos da Universidade do Porto.