The Museum Reader: Gestão e autogestão em arte contemporânea

O seminário pretende debater o significado da ação dos espaços independentes e emergentes na sua relação com o atual contexto museológico e institucional.

• 28 Setembro 2023 —
  • 2 Outubro 2023
  • Universidade Nova de Lisboa

Seminário Yucunet

The Museum Reader: Gestão e autogestão em arte contemporânea

A conferência internacional “The Museum Reader: Gestão e autogestão na arte contemporânea”, tem por objetivo debater o significado da ação dos espaços independentes e emergentes na sua relação com o atual contexto museológico e institucional. Consideradas anteriormente como experiências disfuncionais e marginais, as práticas de gestão e autogestão de artistas e curadores independentes, adquiriram um novo estatuto e compreensão nas últimas décadas, impulsionando modelos alternativos de ação institucional. Neste encontro pretende-se analisar o significado destas iniciativas no contexto global, situando tendências e modelos de trabalho como contributos para novas formas de pensar o papel das instituições artísticas. Através de um painel nacional e internacional de diretores, artistas, curadores e programadores, procuraremos apresentar diferentes experiências e casos de estudo, procurando encontrar respostas que se traduzam em práticas alternativas de entendimento dos espaços culturais, de museus e de projetos curatoriais de diferentes naturezas, no atual panorama artístico.

Organização: Universidade Nova de Lisboa, Universidade Católica Portuguesa – Porto e Universidade do Porto

Datas: 28 de setembro a 2 de outubro de 2023

Local: Universidade Nova de Lisboa, Av. de Berna, 26 C 1069-061 Lisboa

+ info: https://www.fcsh.unl.pt/eventos/the-museum-reader-gestao-e-autogestao-em-arte-contemporanea/