exposição

Sábado

A(s) imagem(ns)-instalação de “Sábado” ambiciona(m), de igual modo, uma forma de desacerto - no sentido de perturbação -, desativam o dispositivo pré-existente da galeria Mupi, vocacionado para operações de informação e divulgação, para desafiarem os olhares flutuantes de um espaço recreativo.

• 2 Fevereiro 2023 —
  • 15 Março 2023
  • MUPI Gallery, Maus Hábitos

Sábado

Ciclo “Poético ou Político?”
Curadoria de João Baeta

A poesia é, segundo Espinosa, uma contemplação da língua. A construção poética não será mais do que uma operação de desativação, de conquista de um modo contemplativo que permite a abertura para novas formas de uso. A inoperância das funções comunicativas e informativas da língua abre-lhe novas brechas ou possibilidades de dizer. Confere-lhe outro poder de dizer.

A(s) imagem(ns)-instalação de “Sábado” ambiciona(m), de igual modo, uma forma de desacerto – no sentido de perturbação -, desativam o dispositivo pré-existente da galeria Mupi, vocacionado para operações de informação e divulgação, para desafiarem os olhares flutuantes de um espaço recreativo.

Mais do que produzir novas imagens, precisamos hoje, de uma ecologia da atenção.

A nossa preocupação não deve estar no disparo furtivo, mas na lenta fermentação sensível de outras formas de ver.

Talvez a primeira imagem de um rolo, disparada sem consciência do enquadramento, periclitante, capenga e defeituosa tenha a estranheza necessária para nos desligar das cintilações contemporâneas e devolver a contemplação.

__
Samuel Silva
Artista plástico, professor auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e investigador integrado no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (I2ADS). Vive e trabalha no Porto.