seminário

Radionómada

Projeto artístico de mapeamento sonoro, tendo a caminhada como processo cartográfico e o rádio como instrumento coletivo de desenho de mapas.

  • 15 Abril 2019 —
  • 28 Maio 2019
  • Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

PROJETO RADIONÓMADA
uma viagem, uma caminhada em rádio-mapa
1ª edição: Península Ibérica (Barcelona-Porto)

O projeto RADIONÓMADA consiste numa caminhada de 45 dias pelo interior da Península Ibérica entre Barcelona e Porto, e na criação de uma estação de rádio digital sobre a plataforma Google Maps, com uma interface gráfica de mapa com rastro por geolocalização.

O rádio será o instrumento para a construção das relações de alteridade, por meio do compartilhamento dos discursos, das lutas e da música.

O projeto tem duas fases simultâneas e relacionadas. Uma das fases é a caminhada por estradas interiores e secundárias, com uma mochila equipada com um rádio analógico, um celular e uma antena auxiliar, própria para a faixa FM, capturando as emissões das rádios comunitárias de cada aldeia, vila, povoado e cidade do percurso. A outra fase do projeto consiste em re-transmitir via streaming, ou seja, em tempo real pela internet, o áudio das emissoras locais captado pelo rádio analógico transportado na mochila. O áudio do rádio analógico será digitalizado e enviado para www.radionomade.art o sítio que criamos para hospedar a rádio web.

A RADIONÓMADA será uma estação de rádio digital sobre a interface gráfica do Google Maps, que mostrará, em tempo real, a localização e os deslocamentos no mapa, via rastro de GPS; ao mesmo tempo em que transmite ao vivo o áudio de rádio capturado in loco. A interface gráfica relacionará o som transmitido, ao lugar correspondente no mapa. O site também contará com o recurso de identificar a rádio que está sendo transmitida e a sua geolocalização criando um ícone de uma antena no mapa, que funciona como link para se ter acesso ao nome da estação de rádio e a um diário online que será escrito em tempo real sobre o local e a comunidade.

A programação da RADIONÓMADA será aleatória, resultado da re-transmissão da programação musical das rádios comunitárias pelas quais passar o projeto. É uma colagem sonora composta ao acaso pelo encontro com as antenas de transmissão em FM, enriquecida pela diversidade dos discursos e dos sons.

Fala-se de programação aleatória porque a sintonia do rádio re-transmitida será determinada pelo percurso. Viajarei com um rádio sintonizado numa única frequência e, a mudança de estação se dará naturalmente, à medida que nos afastarmos de uma antena transmissora e nos aproximarmos de outra. A idéia é que a programação da RADIONÓMADA, se construa como uma trilha sonora, em ligação direta com a trilha do caminho a percorrer.

As rádios comunitárias, emissoras que buscam democratizar o “lugar de fala”, dão voz a grupos sociais minoritários. Geralmente pertencem a cooperativas, coletivos, associações, agremiações, sindicatos ou qualquer outra forma de organização civil sem fins-lucrativos, e se caracterizam pela gestão democrática e coletiva, o que motivou a escolha de trabalhar com essas rádios, foi o tipo de comunicação que se faz nessa mídia, centrada na cultura local.

 

Programa

30 abril, 16h-16h30_ Apresentação do projeto por Rute Rosas e Miguel Carvalhais
Livraria i2ADS, FBAUP

 

28 maio, 16h30_Masterclass: 5 Leituras sobre o Projeto Radionómada.
Com Rodrigo Paglieri, Rute Rosas, Miguel Carvalhais, Martí Peran, Pedro Tudela e Sofia Ponte
Aula Magna, FBAUP

Com a finalização da 1ª edição do Projeto Radionómada e chegada de Rodrigo Paglieri ao Porto, teremos uma sessão com a presença do artista. A partir da experiência do autor mas também de especialistas, docentes, artistas e investigadores, propomos leituras diferenciadas, por vezes, complementares.

Na loja do i2ADS, na FBAUP, assistimos em direto ao projeto através da web, que teve início no dia 15 de abril com saída na LA INFINITA, em Barcelona.

Com a chegada ao Porto teremos, certamente, muitas questões e indagações sobre o mesmo: o antes o durante e o depois.

A perpetiva concetual, projetual, prática, de produção em diálogo com diversas disciplinas e experiências justifica esta iniciativa quer pelo discurso na primeira pessoa como através das análises, interpretações e leituras multidisciplinares dos oradores, seguida de uma conversa com a participação do público.

_
Rodrigo Paglieri nasceu em Santiago do Chile, viveu e trabalhou no Brasil de 1988 a 2018 é doutorando desde 2015 no PPGAV/EBA/UFRJ e atualmente reside em Barcelona onde desenvolve parte da sua pesquisa na Universitad de Barcelona como bolsista do PDSE da Capes. É mestre em Poéticas Contemporâneas pela UnB desde 2006 e graduou-se como Bacharel em Artes Visuais também na UnB em 1998. Paglieri tem desenvolvido seu trabalho em duas direções básicas; uma para fruição em galeria com produção de objetos acionados por mecanismos e video-instalações, e outra de intervenção urbana, voltada para espaços públicos: foi fundador e integrante do grupo de intervenção urbana Projeto de Arte Entorno, entre 2000 e 2004. Em 2014 Paglieri abre sua pesquisa artística/teórica numa nova direção, e acrescenta a caminhada como uma prática artística a partir dos processos sócio-políticos que se dão na experiência do percurso, da viagem e do mapa geopolítico. Atualmente prepara-se para o Projeto RADIONÓMADA – Uma viagem. Uma caminhada em rádio -mapa que envolve 1.600 km entre Espanha e Portugal e 45 dias de caminhada, a partir de 15 de abril de 2019. A caminhada além de ser o foco da investigação poética na realização dos últimos trabalhos, é, também, o objeto central da sua pesquisa de doutorado. Desde 1998, tem realizado exposições individuais; concebido, participado, colaborado e organizado, inúmeros eventos, tais como: Exposições Coletivas, Workshops, Cursos, Aulas Públicas ou Conferências em diversos países. Tem lecionado nos últimos 20 anos em respeitáveis instituições de ensino superior de Arte, nomeadamente: UnB, UFRJ, Faculdade Dulcina de Moraes, entre outras. Recebeu prêmios e distinções estando representado em instituições e coleções privadas.

Oradores
Rute Rosas
, Artista Plástica – Escultora e Investigadora
Departamento de Artes Plásticas – Escultura, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Miguel Carvalhais, Designer, Músico e Investigador
Departamento de Design, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Martí Peran, Artista, Crítico e Curador
Departament d’Història de l’Art, Universitat de Barcelona

Pedro Tudela, Artista Plástico e Músico
Departamento de Artes Plásticas – Multimédia, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Sofia Ponte, Investigadora e Curadora
Departamento de Artes Plásticas – Escultura, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Aula dirigida ao público em geral e, em particular: à comunidade da FBAUP e da Universidade do Porto; investigadores e estudantes dos 3° ciclos de estudo da FBAUP.

Inscrições gratuitas até 27/05, através de formulário: https://forms.gle/4bi5MJ46q4PdCywT6