conferência

MYETI — Meeting on Youth Education Through Illustration

O MYETI 2019 pretende ser um encontro internacional cujo principal objetivo reside na apresentação e discussão de projetos de investigação académica de estudantes de 2º e 3º ciclo que estejam a desenvolver ou que tenham concluído no máximo até 2 anos, projetos na área da ilustração ou das narrativas visuais.

• 11 Outubro 2019
  • Auditório Pavilhão Sul da FBAUP

O  YETI – Youth Educational Through Illustration, é um ponto de encontro internacional entre jovens ilustradores, cuja primeira edição aconteceu em 2017. O principal objectivo incide na partilha de conhecimento e experiências entre ilustradores profissionais, editores, galeristas, investigadores e interessados ao longo de 4 dias de um programa informal composto por  diferentes acções, entre as quais: palestras, workshops e exposição.

O YETI é organizado pela Quinta das Relvas com o apoio do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade/FBAUP, no desenvolvimento da imagem, site, curadoria, consultoria. As imagens gráficas têm sido desenvolvidas por professores e ilustradores da FBAUP, nomeadamente Júlio Dolbeth (1ª edição), Rui Vitorino Santos (2ª edição) e António Modesto (3ª edição). O site http://yeti.up.pt foi desenvolvido pelo i2ADS, sendo uma plataforma de divulgação e arquivo do evento.

Na 2ª edição, foi testada a inclusão da partilha de um projeto de investigação, em particular com a estudante Marta Soutinho, do Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Dado que o interesse foi demonstrado pelo público, nesta nova edição foi proposto pelo i2ADS a criação de um novo ramo do evento, criando um encontro de partilha académica e científica de projetos de investigação na área da ilustração e das narrativas visuais.

É a partir daqui que surge o MYETI — Meeting on Youth Education Through Illustration – um encontro internacional, que decorrerá no final da 3ª edição do YETI.

As línguas oficiais do evento são o Português e o Inglês.

i2ADS/FBAUP
YETI – Youth Education Through Illustration/Quinta das Relvas