Mediação Cultural no Brasil: Discurso Difuso entre Arte, Educação, Política e Ação Cultural

Nesse encontro, o pesquisador brasileiro Lucas Oliveira compartilhará as principais indagações, descobertas e dificuldades da sua pesquisa de doutorado.

• 20 Outubro 2023
  • Sala de EA, Pavilhão Carlos Ramos, FBAUP

A pesquisa de Lucas Oliveira tem como tema os sentidos e aplicações da noção de mediação cultural no Brasil, com ênfase nas suas imbricações com o campo educacional e na aderência dessa terminologia aos museus de arte moderna e contemporânea. Trata-se de uma pesquisa com inspiração na arqueogenealogia foucaultiana em que, a partir do endereçamento ainda em curso a um determinado arquivo, indaga-se: por que foi preciso, em determinado momento, buscar outros vocabulários e ideários para nomear os interesses pedagógicos em curso nos museus de arte do Brasil (ou ao menos de São Paulo…)?

__
Lucas Oliveira (ele/dele) cursa o doutorado em regime de cotutela entre o Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona (UB). É autor de livros didáticos e professor em um projeto de educação popular no bairro da Barra Funda, em São Paulo. Trabalhou com pesquisa e mediação cultural em diversas instituições culturais de São Paulo, como Fundação Bienal, MASP, MAM, SESCs e Museu Lasar Segall. Atualmente passeia pelo Porto e convive com os colegas do Doutorado em Educação Artística do i2ads, na condição de pesquisador visitante.