oficina

Mapeando territórios: Desenho e representação do espaço

Workshop de desenho colaborativo FEUP e i2ADS/FBAUP.

• 11 Outubro 2023 —
  • 25 Outubro 2023
  • 3:00 PM
  • FEUP, sala B112

A compreensão do espaço e a sua representação são fundamentais  na formação da Engenharia Civil. Determinado espaço é determinado por um conjunto de relações que o determinam e identificam. Representar estas relações constitui um desafio e é neste contexto que importa explorar o desenho na representação destes espaços como uma ferramenta integrante do processo de aprendizagem.

O workshop colaborativo de engenharia civil e desenho, de participação voluntária, é proposto como atividade extracurricular. Esta atividade, de conteúdo visual-espacial, procurará desenvolver uma nova abordagem reflexiva sobre a temática, em parceria com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto / i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, no âmbito do projeto de investigação DRAWinU – Drawing Across University Borders (PTDC/ART-OUT/3560/2021).

O workshop é dirigido a estudantes da FEUP, e tem por objetivo dotar os participantes de capacidades de análise, representação e comunicação do espaço através de atividades de desenho.

Quando: 11, 18 e 25 de Outubro, 15h00/ 17h30

Dia 11 out _ Pedro Alegria.  “Desenho e perspetiva. Exploração da representação espacial.”

Dia 18 out _ Flavia Costa. “Desenho ótico e Háptico:  Exploração da representação espacial a partir dos sentidos”

Dia 25 out _ Silvia Simões. “Desenhar os espaços vazios: Exploração da representação espacial a partir das ausências

Onde: FEUP [ sala B112]

Organização: FEUP – i2ADS/FBAUP

Os materiais necessários serão fornecidos pelo workshop.

No final terão direito a um certificado de participação desde que a presença no workshop corresponda a, pelo menos, 75% do tempo previsto.

Inscrições
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição até ao dia 4 de outubro, via formulário.

Número máximo de participantes: 25
Número mínimo: 5

Organização:
Ana Sofia Guimarães (FEUP_ DEC)
Bárbara Rangel (FEUP_ DEC)
Flávia Costa (FBAUP / i2ADS)
Pedro Alegria (FBAUP / i2ADS)
Sílvia Simões (FBAUP / i2ADS)