encontro

Leituras Feministas #3 — com Luiza Porto e Márcia Bellotti

Shortcutz Porto convida o grupo de estudo Leituras Feministas e juntos apresentam o duo colaborativo multidisciplinar Luiza Porto e Márcia Bellotti.

  • 15 Julho 2020
  • 8:30 PM
  • Maus Hábitos, Porto + Online

Da obra diversa de Porto e Bellotti escolhemos 2 curtas metragens: VERMELHO, que por meio de uma fusão entre performance, ficção e documentário, fala sobre as amarras que constroem à força o universo feminino, e ASHES OF THE AFTERNOON (134 MORTES), que parte de uma visão surrealista para trazer uma crítica política contemporânea sobre a violência que envolve o dia-a-dia das pessoas transexuais no Brasil. Com a apresentação destas curtas e a presença das artistas por videoconferência, ponderemo-nos debruçar sobre ideias de ‘female gaze’, ‘queerness’, interseccionalidade e estética.

Leituras Feministas é um grupo de estudo do centro de estudos i2ADS/FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.

Este encontro é feito em parceria com o programa Shortcutz – um movimento internacional de curtas metragens que existe no Porto desde 2010, dinamizado pela cineasta Luísa Sequeira – e com o espaço Maus Hábitos.

A participação é gratuita, sujeita a lotação presencial de 30 pessoas no espaço Maus Hábitos, sem restrição de lotação na plataforma online.

+ info: https://bit.ly/shortcutz_leiturasfeministas

Inscrições em: https://bit.ly/leiturasfeministas3_inscrever

Moderação
Carla Cruz e Luísa Sequeira

Organização
i2ADS

_
Luiza Porto & Márcia Bellotti
Duo colaborativo de artistas multidisciplinares. Possuem formação em design, cinema, fotografia, música e artes visuais. Bolseiras no programa de estudos EAVerão 2015 e 2016 na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro. Márcia Bellotti atualmente cursa mestrado em Som e Imagem com especialização em Cinema e Audiovisual na Universidade Católica Portuguesa, Porto, e Luiza Porto desenvolve trabalho de ateliê voltado para arte contemporânea em técnicas de gravura e artes têxteis. Juntas foram selecionadas para residências artísticas, notadamente os programas de residências do “Arte Institute”, Lisboa, do “Open Studios Cidadela Art District”, Cascais, e da Fundação Bienal de Cerveira, Cerveira. Participaram de exposições individuais e coletivas no Brasil e Portugal, entre as quais se destacam: “Entre camadas, silêncio” (pintura, fotografia e têxtil), 2019, Casa de Cultura dos Olivais, Lisboa; “Ensaios sobre a intimidade”, (fotografia, escultura, vídeo, instalação e têxtil), 2017, Galeria MUTE, Lisboa;  “Fluido” (videoinstalação), 2016, Mostra de Imagem em Movimento, Casa França-Brasil, Rio de Janeiro.
Seus filmes foram selecionados por festivais na nacionais e internacionais, notadamente: “VIS Vienna Independent Shorts”, Viena, 2015; “Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade”, 2015, São Paulo; “Mostra Todos os Gêneros”, Itaú Cultural, São Paulo, 2016; “Risco Cinema”, Cinemateca MAM, Rio de Janeiro, 2016; “FUSO 2016”, Lisboa; “FiLiA Conference – LassStrugle”, Londres, 2017.