Lançamento do livro Desenhar entre Fronteiras: Aprendizagem, Investigação e Comunicação pelo Desenho na Universidade

Este livro é o resultado do trabalho desenvolvido no primeiro ano de um projecto de investigação de artistas, docentes de desenho e investigadoras da Universidade do Porto que pretendem estudar os modos e os sentidos de como o desenho é usado nas diversas áreas científicas da Universidade do Porto.

• 20 Dezembro 2023
  • Sala PT201, FBAUP

Ao longo de 18 meses, a equipa que integra o projeto de investigação DRAWinU* percorreu salas de aulas, laboratórios e centros de investigação da Universidade do Porto; entrevistou pessoas ligadas ao ensino, à investigação e comunicação em diversas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (CTEM); abriu cadernos, folheou manuais, entrou em computadores e recolheu notações em papel na iminência de serem descartadas.

O seu propósito foi o de compreender de que forma é que as atividades de desenho fazem e pensam ciência na Universidade do Porto. Este livro é o resultado desse trabalho.

Com estas contribuições, pretendemos abrir novas possibilidades de ensino e investigação, levantar novas questões, revisitar velhos problemas e voltar a inspirar outras pessoas a desenharem dentro e além das áreas CTEM da Universidade. No seu conjunto, o livro é um retrato, nem exuastivo nem conclusivo, da agência construtiva do desenho como elemento multifacetado do processo epistémico. É, sobretudo, um convite a explorar a coleção dos desenhos que fazem a ciência na nossa Universidade, a cultivar a atenção diária às atividades de desenho que nos rodeiam para as reconectar com os processos de investigação, ensino e aprendizagem.

*O Projeto DRAWinU (PTDC/ART-OUT/3560/2021) é coordenado pelo i2ADS (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade), em parceria com o CMUP (Centro Matemática da Universidade do Porto) e o i3S (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde)

||CONTEÚDOS||

Mário Bismarck, Paulo Luís Almeida, Sílvia Simões, Vítor Silva

O USO DO DESENHO NAS ÁREAS DA BIOLOGIA. DESENHAR PARA APRENDER, DESENHAR PARA ENSINAR, DESENHAR PARA INVESTIGAR, DESENHAR PARA COMUNICAR
Mário Bismarck

ORGANIZAR A COMPLEXIDADE. AS ANOTAÇÕES GRÁFICAS E VERBAIS COMO RECURSOS DE SINTETIZAÇÃO E MEMORIZAÇÃO
Cláudia Amandi

A ATUAL PRESENÇA DO DESENHO NO CONTEXTO DA MEDICINA: DESENHAR PARA ENSINAR, ESTUDAR E COMUNICAR
Marina Vale Guedes

COMO FAZER DESPORTO COM DESENHOS?
Paulo Luís Almeida

DIAGRAMAS, ESQUEMAS E FIGURAS. VISUALIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE CONCEITOS EM FÍSICA E ASTRONOMIA
Jorge Marques

DESENHAR PARA VISUALIZAR NA MATEMÁTICA