conferência

IV EIRPAC — Encontro Internacional de Reflexão Sobre Práticas Artísticas Comunitárias

O IV EIRPAC pretende refletir sobre o risco e a diversidade das experiências pela produção compartilhada de conhecimento entre as práticas académicas, artísticas e formativas valorizando os saberes locais dos territórios envolvidos nos processos criativos em comum.

• 21 Setembro 2021 —
  • 24 Setembro 2021
  • Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

A 4ª edição do Encontro Internacional de Reflexão Sobre Práticas Artísticas Comunitárias (EIRPAC) terá lugar nos dias 21, 22, 23 e 24 de Setembro de 2021 no Porto, integrado na 6ª edição do MEXE_Encontro Internacional de Arte e Comunidade, numa coorganização entre:

o Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA-UE), o Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE-FPCEUP), a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto (ESMAE – P.Porto), o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (i2ADS-FBAUP), o Laboratório de Paisagens, Património e Território​ da Universidade do Minho (Lab2PT-UMinho), a PELE e o MEXE.

As três edições anteriores do EIRPAC, realizadas em 2015, 2017 e 2019 integrando a programação do MEXE, juntaram mais de 600 participantes (nacionais e internacionais) nas dezenas de ações promovidas, afirmando-se como um espaço incontornável, a nível nacional e internacional, neste campo de produção científica. Com base neste percurso e nas inquietações e interrogações do mundo atual, o desafio do IV EIRPAC centra-se no tema “Práticas Artísticas e Risco no Contemporâneo”.

Considerando a complexidade deste campo de ação e a crescente importância que estas práticas têm vindo a adquirir nas criações artísticas contemporâneas, entendendo-se estas como indissociáveis das manifestações e experiências sociais e culturais das comunidades, torna-se essencial a criação de espaços de reflexão e partilha entre todos os seus intervenientes.

O IV EIRPAC deriva de movimentos sociais que emergem relativamente às transformações políticas que proliferam pelo mundo, à emergência de novos e renovados espaços de participação e criação artística. Em momentos de inquietude, desesperança e isolamento social, de que forma se implicam as práticas artísticas na criação coletiva de realidades e novos futuros? Neste sentido, o foco do IV EIRPAC situa-se na reflexão sobre a nossa condição comum de risco e vulnerabilidade, dimensões éticas, estéticas e políticas dos processos criativos participados.

Este Encontro Científico e Comunitário irá decorrer nos dias 21, 22, 23 e 24 de Setembro de 2021, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no formato físico e/ou virtual, sujeito às condições técnicas e de saúde pública.