conferência

IMMER #2 — International Meeting on Museum Education & Research

O i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e a Fundação Museu do Douro organizam o IMMER#2 International Meeting on Museum Education & Research #2 Rethinking Museum Theory and Practices, que irá realizar-se nos dias 14 e 15 de maio de 2019, no Museu do Douro.

O IMMER procura na sua segunda edição dar continuidade ao processo de reflexão e de discussão em torno das questões emergentes, processos de investigação e possibilidades práticas, desenvolvidos no território do educativo nos museus. Propõe-se criar um campo informado e uma imersão crítica em torno das questões e dos posicionamentos das instituições atuais face à cultura contemporânea, debruçando-se sobre uma “teoria de mudança” perante as convencionais narrativas hegemónicas, paternalistas ou colonialistas ainda dominantes no contexto institucional atual.

Entre os oradores convidados o IMMER#2 conta com a participação de Alejandro Cevallos, Álvaro Domingues, Carmen Mörsch e Javier Rodrigo Montero.

Este ano o IMMER procura dar expressão a novos e alternativos posicionamentos educativos no quadro dos museus, convocando para discussão, e por meio da chamada de propostas de comunicação, contra-narrativas emergentes configuradas em três dimensões temáticas: processos de trabalho com comunidades e relação com ativismo social; modos de participação e envolvimento dos públicos; e processos híbridos de trabalho entre a educação e a programação/prática artística. Assim, procura traduzir-se esta segunda edição do encontro num lugar de exposição, reflexão e discussão das mais recentes abordagens educativas em operacionalização e narrativas de investigação, procurando produzir-se um tempo e um espaço absolutamente entregues a um campo de reflexividade e de produção coletiva crítica, promotores de dinâmicas transformadoras no quadro da prática institucional.

Mais informações sobre o enquadramento e submissão das propostas de comunicação podem ser consultadas em http://immer.fba.up.pt/