II Encontro com as Artes, a Luta, os Saberes e os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas

Encontro aberto e destinado a investigadoras e investigadores, professoras e professores e estudantes universitários que entendam a necessidade da descolonização do conhecimento.

• 14 Julho 2019 —
  • 20 Julho 2019
  • Salgueiro, Pernambuco, Brasil

Em 2017 (16 a 24 de julho), no território quilombola de Conceição das Crioulas, no município de Salgueiro – PE, encontraram-se cerca de duas centenas de professoras, e professores, estudantes, investigadoras e investigadores, oriundos da Universidade do Porto (Portugal), do Instituto Universitário de Artes e Tecnologia (Cabo Verde), de Universidades do Brasil (UEC, UFPE, FACHUSC; IF, URCA, UNILAB, UFPB, UnB, UFRB), comunidades quilombolas vizinhas do território de Conceição das Crioulas, no I Encontro com as Artes, a Luta, os Saberes e os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas.

O I Encontro permitiu uma excepcional aproximação da comunidade com outros parceiros, partilhar experiências de luta, e o entendimento do modo singular como essa comunidade construiu uma consciência colectiva sobre si, interiorizando nas suas vidas os resultados das lutas, os modos como se edificaram as resistências perante as injustiças que enfrentaram. Ao mesmo tempo, os participantes compreenderam a capacidade do povo crioulense de socializar a sua história e o processo de construção de uma identidade autoconfiante e plena de dignidade.

A experiência foi exitosa e nos animou para a realização do II Encontro.

O II Encontro é aberto e destinado a investigadoras e investigadores, professoras e professores e estudantes universitários que entendam a necessidade da descolonização do conhecimento, e se inscrevam na luta contra a discriminação e a desigualdade.

Realização e organização
AQCC – Associação Quilombola de Conceição das Crioulas