seminário

Estação #1 — Get hands dirty — Artistas plásticos influenciadores digitais

Conversa com a artista e blogger Cristiana Felgueiras.

  • 28 Janeiro 2019
  • 6:00 PM
  • Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Cristiana Felgueiras
Artista e blogger. O seu trabalho abrange vários processos, técnicas e recursos que são utilizados principalmente em função da escultura, incluindo frequentemente a imagem, o som e o design. Participa com frequência em exposições de arte, em criações de espaços cénicos e em performances musicais, em grupo e a solo, às vezes como artista outras como instrumentista.

O YouTube é uma plataforma/rede social onde vários canais estão alojados com coleções de vídeos que servem como documentário de vida, como meio de comunicação e interação na internet. Para Cristiana Felgueiras artista, blogger e maker que fundou e gere o canal “Get Hands Dirty” (f. 2015), atualmente com mais de 350,000 seguidores, funciona também como uma galeria de exposição dos seus projetos. É a partir do Youtube que podemos igualmente ficar a conhecer o meticuloso processo de trabalho desta artista e de como tem vindo a contribuir para alargar os domínios da arte para o espaço digital. Nesta sessão Cristiana Felgueiras e Lídia Marôpo, investigadora em Ciências da Comunicação, irão conversar sobre o estimulante fenómeno de jovens artistas plásticos se transformarem em influenciadores digitais.

Extra-comentador convidado: Lídia Marôpo, investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.UNL) e Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Setúbal

_
CEM — Corpo, Espaço e Matéria

Ciclo de encontros organizados por investigadores do i2ADS/FBAUP/ESMAE que acolhe artistas, especialistas e outros profissionais da cultura para debater metodologias artísticas e formas de pesquisa na interseção da arte e da sociedade. Cada Estação propõe um foco temático sugerido por um convidado e um extra-comentador e acompanhadas por investigadores do i2ADS. A participação de convidados e extra-comentadores, especialistas exteriores ao centro de investigação da FBAUP, realça o carácter científico destes encontros. Estes não são apenas uma conversa mas são um momento privilegiado de troca de ideias entre pares. Por isso o formato de cada sessão muda de acordo com os convidados, os extra-comentadores e a natureza das suas apresentações.
http://cem.fba.up.pt/

 

Organização
Rute Rosas e Sofia Ponte, investigadores integrados do i2ADS e docentes FBAUP.