exposição

Future Vision

Exposição online vinculada ao PCD'21 — Processing Community Day, que apresenta uma seleção de trabalhos que exploram as relações mediadas por interfaces digitais e "olhos computacionais".

Devido aos actuais constrangimentos sociais e de saúde, a exposição do Processing Community Day Porto 2021 (PCD21 @ Porto) foi pensada como um evento online.

O tema, “FUTURE VISION”, surgiu da necessidade de refletir sobre um contexto em que as relações têm sido cada vez mais mediadas por ecrãs digitais e por isso estamos constantemente a ver-nos através de câmeras de computador, ou “olhos computacionais”.

Considerando o estado de omnipresença da computação, a comunidade criativa foi convidada a explorar questões complexas que emergem desse contexto: para que formas ou tipos de visões possíveis aponta o código? Como podemos manipular ou talvez tirar proveito dessas formas de ver para especular sobre formas alternativas de ver?

Nesta exposição online há 21 obras – ou melhor, 21 visões de futuro – provenientes de artistas, designers, pesquisadores, profissionais e estudantes que exploram essas questões de uma perspectiva crítica e criativa.

Longe de esgotar a noção de “Visão de Futuro”, os trabalhos selecionados para a exposição dão ideias de como o código é utilizado para questionar as mediações tecnológicas e a própria linguagem enquanto nos convidam a especular sobre futuros possíveis e desejados.

 


11 fev a 11 mar 2021
Online
pcd.fba.up.pt/2021/exhibition