oficina

Ferramenta a Ferramenta — Tutoria Especializada

Exercício de adaptação de ferramentas existentes nas oficinas de litografia e metais para a criação de dispositivos usados na estampagem de metal e pedra.

• 14 Março 2022 —
  • 16 Março 2022
  • 9:00 AM
  • Oficina de Madeiras e Metais da FBAUP

O projeto GroundLab (i2ADS)  vai dar início a uma ronda de tutorias especializadas destinadas à criação de ferramentas necessárias a projetos de investigação em curso.

Na primeira tutoria, Norberto Jorge e Tiago Cruz desenvolvem um exercício de adaptação de ferramentas existentes nas oficinas de litografia e metais para a criação de dois dispositivos usados na estampagem de metal e pedra.

As ferramentas a desenvolver baseiam-se em exemplos identificados em manuais do século dezanove e em ferramenta em empréstimo usada em empresa familiar de foto-esmaltagem do Porto.

2 sessões de tutorias especializadas:
14 março 2022 | 09h00 – 12h30
16 março 2022 | 09h00 – 12h30| 14h00 – 18h00

Coordenação: Graciela Machado
Assistência técnica e documentação: Marta Bełkot (doutoranda DAP) e Cristiana Macedo (bolseira SHS)
Assistência: são admitidos até 4 estudantes para observação das etapas de trabalho
Organização: Departamento de Desenho

Norberto Ogórek Jorge. É escultor, docente investigador na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e membro do Instituto de Investigação i2ADS. O seu percurso artístico tem privilegiado as relações sensoriais com as matérias naturais. O seu caminho tem tornado visível a importância do lugar do atelier/oficina como espaço expandido da produção e da conceção.

Tiago Cruz. Nasceu em Lisboa, em 1981. Vive e trabalha no Porto. É licenciado em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto tem desenvolvido o seu trabalho artístico desde 2007, em exposições individuais e coletivas. É técnico de Escultura nas áreas de Madeira, Metal e Pedra na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, desde 2009.