Encontro com a obra de Claude Mediavilla

Sónia da Rocha irá apresentar o processo de descoberta, seleção e montagem da exposição que revisita e celebra a obra do Designer, Calígrafo e Type Designer Claude Mediavilla.

• 27 Novembro 2023
  • Sala PS01, FBAUP

A exposição Mediavilla – Calligraphie, Typographie, Logotype, concebida por Sónia da Rocha, levou os visitantes ao encontro das diversas formas da escrita latina através do olhar de Claude Mediavilla, combinando material didático, exemplares de caligrafia, desenhos de tipos de letra e peças de lettering.

Claude Mediavilla é conhecido sobretudo pelo seu trabalho caligráfico e pelos livros que dedicou à disciplina. A destacar a obra Calligraphie – Du signe calligraphié à la peinture abstraite, editado pela Imprimerie Nationale em 1993 (versão espanhola de 2005, da Campgrafic, presente na Biblioteca da FBAUP).

Mediavilla é também Designer Gráfico e Type Designer, tendo trabalhado desde meados dos anos 70, com grandes estúdios como TypoGabor e Hollenstein, numa altura em que a profissão estava em plena mutação. Concebeu fontes e logótipos para diversas empresas e instituições, como a Air France, Château de Versailles, Hermès, Ministério da Cultura, entre outras. Em 1982, foi galardoado com o Prémio Charles Peignot.

Sónia da Rocha irá apresentar não só a obra de Mediavilla, como o processo de descoberta, seleção e montagem da exposição que revisita e celebra a obra deste importante Designer, Calígrafo e Type Designer.

__
Sónia da Rocha estudou design gráfico no Instituto Politécnico do Porto (ESEIG) antes de aprender caligrafia com Claude Mediavilla em Paris, 2008. Em 2010, frequentou a pós-graduação «Typographie & Langage» na École Supérieure d’Art et de Design d’Amiens. No final do curso integrou a equipa de Jean François Porchez (Typofonderie e Zecraft), onde participou ao desenvolvimento de vários projetos de Design Tipográfico (RATP, Louis Vuitton).
Desde 2013, é Calígrafa, Designer Gráfica e Type Designer freelancer, tendo realizado projetos para marcas e instituições internacionais como: Orchestre National du Capitole de Toulouse; Metropolitan Opera New York; FRAC Champagne Ardenne; Le Fresnoy; Yves Saint Laurent.
Como professora, Sónia colaborou com diferentes instituições (ECV Paris; ESAD Reims) e, desde 2016, integra a equipa de professores da École Supérieure d’Art et de Design Le Havre – Rouen (ESADHaR), onde ensina Type Design e desenvolve projetos de curadoria de exposições em torno de objetos editoriais de artistas.